Internacionalização: UFSM firma Acordo de Cooperação com a Universidade de Stuttgart

Acordos Internacionais de Cooperação ampliam oportunidades de intercâmbio e de pesquisa integrada entre as instituições

Logo de ambas as universidades.

A UFSM estabeleceu e assinou um acordo de cooperação com a Universidade de Stuttgart na Alemanha. O acordo formaliza o desejo de ambas as universidades de incrementar o intercâmbio e a cooperação técnico-científica para fortalecer a pesquisa científica institucional e os programas de desenvolvimento  entre os países.

Um acordo de cooperação consiste no instrumento de cooperação técnico-científica e cultural firmado entre a Universidade e as instituições dos países conveniados, visando intercâmbio de recursos humanos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, tanto de graduação como de pós-graduação.

Além disso,  os acordos preveem a transferência de conhecimentos, experiências e a realização de qualquer outra atividade de interesse comum, sejam elas de ensino, pesquisa, extensão, administração universitária e/ou capacitação de pessoal. Todas as atividades podem envolver docentes, técnico-administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação.

Este tipo de acordo permite que as relações institucionais sejam formalizadas e possuam respaldo jurídico, tanto da UFSM quanto da instituição no exterior. Ademais, amplia as possibilidades de intercâmbio de pessoas, a realização de pesquisa integrada e fortalece as relações institucionais em áreas específicas de conhecimento.

A Universidade de Stuttgart tem diversos laboratórios reconhecidos internacionalmente, principalmente na área de Engenharia Elétrica. Para o CT, o impacto será maior no curso de Engenharia Elétrica, visto que o acordo proporciona parcerias entre projetos nas áreas de sistemas de potência e alta tensão.

Outras vantagens para o Centro de Tecnologia da UFSM são o acesso à tecnologia disponível na Universidade de Stuttgart e também a troca de conhecimentos entre os pesquisadores, que poderão visitar ambos os países. Programas de Pós-graduação podem ser realizados em conjunto, com intercâmbios tanto para a Alemanha quanto para o Brasil.

A Resolução nº135/2023 da UFSM rege a celebração de Acordos de Cooperação de forma geral; a tramitação do processo é realizada pela Coordenadoria de Projetos e Convênios (COPROC) e passa pelo Colegiado Departamental do Docente Coordenador do Projeto e pelo Conselho do CT na UFSM. O documento também pode ser elaborado pela Instituição no exterior, devendo ser aprovado no âmbito da UFSM. O Escritório de Assuntos Internacionais do CT  é o ponto focal dos temas relativos à internacionalização no Centro e está à disposição para auxiliar os servidores do CT nos processos de abertura de convênios e outros assuntos pertinentes ao tema.

Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!