Engenharia de Produção da UFSM celebra 15 anos de criação do curso

Comemoração segue ao longo do dia com programação especial para comunidade acadêmica

Na manhã desta terça-feira, parte da comunidade acadêmica do Centro de Tecnologia se reuniu no Auditório do Prédio 9F para celebrar uma data especial: há 15 anos, era criado o curso de Engenharia de Produção da UFSM. O evento contou com a presença de autoridades, docentes, servidores, egressos e estudantes e marcou a abertura do dia de comemorações, que conta com uma programação especialmente construída pelo Núcleo Docente Estruturante para os acadêmicos do curso.

O curso de Engenharia de Produção foi criado no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, e teve sua primeira aula em 10 de agosto de 2009. De lá para cá, segundo o coordenador do curso, prof. Cristiano Roos, já foram 283 engenheiros e engenheiras de produção formados pela UFSM. Em sua fala, Cristiano fez uma retrospectiva histórica desses quinze anos da perspectiva da coordenação, até chegar ao momento atual, no qual o curso está implementando seu terceiro Plano Pedagógico de Curso (PPC) e celebra a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

NDE celebra os 15 anos do curso de Engenharia de Produção da UFSM

A abertura do evento, feita pelos professores Mario Mello e Angela Righi, contou com a presença do Reitor da Universidade, prof. Luciano Schuch, do Diretor do Centro de Tecnologia, prof. Tiago Marchesan e do chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, prof. Joao Helvio Righi de Oliveira. O professor João Helvio recuperou as origens do departamento, que remontam à Engenharia Mecânica e Industrial, e ressalta que a criação da graduação em Engenharia de Produção foi um ponto de inflexão não só para a UFSM, mas para Santa Maria e região, pois o curso já nasceu comprometido com as necessidades da região. O diretor do Centro, professor Tiago, valorizou o desenvolvimento do CT por meio do curso, especialmente por sua característica transversal, capaz de ofertar uma formação integral aos engenheiros. Tiago ainda destacou que o curso, além de excelente em ensino, pesquisa e extensão, se destaca na inovação e no empreendedorismo. Já o Reitor da UFSM celebrou os 15 anos saudando o esforço dos professores que já passaram pelo curso e tiveram atuação relevante em sua constituição. O professor Luciano Schuch ainda ressaltou que o curso de Engenharia de Produção é repleto de projetos que vão além da sala de aula e que os profissionais aqui formados se destacam no mercado de trabalho, público e privado, nacional e internacional, em cargos relevantes de gestão.

Reitor Luciano Schuch discursou na abertura do evento de comemoração dos 15 anos de EP

A programação especial de comemoração seguiu ao longo da manhã, com um debate sobre o tema “A Engenharia de Produção na UFSM: passado, presente e futuro”, e seguirá à tarde:

Das 13h30 às 17h30, no Auditório do Prédio 9F (CAU):
– Da EP para o mundo: relatos de experiências internacionais
– Caminhos da EP: oportunidades além da sala de aula
– Caminhos profissionais do egresso: relatos de experiências na indústria, em serviços, na consultoria, no mercado financeiro e no empresariado.

A partir das 17h45, no Villa Food Park:
– Happy hour com descontos especiais para a comunidade do curso de Engenharia de Produção

Texto e fotos por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!