Centro de Tecnologia assina acordo de dupla diplomação com Universidade francesa

Parceria internacional permitirá a estudantes da UFSM obterem diploma no Brasil e na França

O Centro de Tecnologia firmou um acordo de dupla diplomação com a École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne, na França. O convênio permitirá que estudantes de engenharia das duas instituições obtenham diplomas em ambos os países, ao realizar parte da graduação na UFSM e parte no exterior. O objetivo é fortalecer a internacionalização e proporcionar uma formação mais completa e global. A parceria integra o projeto BRAFISAT II, vinculado ao programa BRAFITEC da CAPES, que visa à cooperação entre Brasil e França na formação de engenheiros especializados em micro e nano satélites.

Segundo o professor João Baptista Martins, coordenador local do edital, esta modalidade reforça as metas de internacionalização tanto do Plano de Desenvolvimento da Unidade Tecnológica quanto do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM, além de proporcionar aos discentes uma formação técnica mais completa e uma experiência acadêmica enriquecida pela vivência internacional.

Discentes dos cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações estão entre os beneficiados pelo acordo. A duração do período de estudos na França para quem deseja obter a dupla diplomação deve ser de, no mínimo, quatro semestres, o que inclui a realização do Trabalho de Fim de Estudos. Já para os estudantes da Mines Saint-Étienne que vierem ao Brasil, os estudos na UFSM durarão três semestres, incluindo um projeto de formatura.

Dois acadêmicos do CT-UFSM já usufruem do novo acordo: Schaiane Rodrigues, do curso de Engenharia Elétrica, e Vinicius Rocca, da Engenharia de Computação. Ambos estão atualmente em mobilidade acadêmica na França.

Adaptação e crescimento pessoal

Vinicius Rocca compartilhou como tem sido sua experiência de intercâmbio na França. Ele ressaltou que o processo de adaptação cultural foi facilitado pela calorosa recepção dos estudantes locais, o que proporcionou uma vivência cultural rica e diversificada. “Os franceses e os estudantes árabes que conheci me ensinaram muito sobre suas culturas. A integração foi tão forte que hoje sou presidente de um clube voltado à promoção da internacionalização”, afirmou.

Vinicius em evento do clube de internacionalização I Foto: Arquivo pessoal

No campo acadêmico, Vinicius destacou a diferença no ritmo das disciplinas, que são mais intensas e de curta duração, em comparação ao sistema brasileiro. “Aqui, as matérias duram entre um e três meses, o que torna o processo bastante corrido. A língua francesa também representou um desafio, mas consegui me adaptar, principalmente graças ao apoio de outros brasileiros que já estavam aqui”, comentou.

Sobre a dupla diplomação, Vinicius revelou que já tinha a intenção de buscar esse título desde o início do intercâmbio, apesar de não ter certeza, na época, se seria viável. Agora, com o acordo formalizado, ele vê a possibilidade como real. “A bolsa do programa BRAFITEC, que me permite estudar na França, exige o acordo de dupla diplomação para ser estendida. Isso é essencial para que eu consiga concluir meus estudos aqui”, explicou.

Perspectivas para o futuro

Além do acordo de dupla diplomação firmado entre a UFSM e a Mines Saint-Étienne, desde 2018, diversos discentes já participaram de programas de dupla diplomação e intercâmbio em instituições na França, com resultados considerados excelentes pelo professor João Baptista. Até então, no contexto do BRAFITEC, 14 estudantes realizaram ou estão realizando mobilidade acadêmica, seja para dupla diplomação ou pós-graduação, em universidades como Bordeaux INP e Université Grenoble Alpes (UGA). Esse histórico consolida uma trajetória de internacionalização que tende a se expandir com o novo acordo.

Professores do Brasil e da França com discentes na BORDEAUX INP I Foto: Arquivo pessoal

Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!