Estudantes de Engenharia Química conquistam 2º e 3º lugares em competição internacional de simulação de processos

1ª Competição Acadêmica Anual de Simulação de Processos da empresa Aveva envolveu 41 universidades da América Latina

Estudantes de Engenharia Química foram premiados com o 2º e o 3º lugares na 1ª Competição Acadêmica Anual de Simulação de Processos da empresa Aveva para a América Latina. O concurso internacional contou com a participação de 40 equipes, compostas por 80 alunos de 41 universidades da América Latina.

A primeira edição desta Competição Acadêmica foi organizada pela Aveva, empresa líder no setor de software industrial, e trouxe reconhecimento internacional para estudantes do CT-UFSM. Na disputa, a dupla composta por Giovane Malakowski e Bruno Pasa ficou em 2º lugar, enquanto Nícolas Anése e Thiago Reschützegger conquistaram a 3ª colocação. Nícolas Anése é egresso da UFSM e atualmente cursa mestrado na UFRGS. O primeiro lugar foi conquistado por uma equipe do Peru.

Os participantes da competição tiveram a missão de desenvolver e apresentar soluções inovadoras, focadas no futuro energético. A iniciativa da Aveva visa incentivar o crescimento sustentável e inclusivo, ao mesmo tempo em que prepara futuros engenheiros para tomarem decisões estratégicas no setor industrial.

Além de promover a colaboração entre os estudantes, a competição também expôs os participantes a novas tecnologias, como o Aveva Process Simulation, um software que possibilita a criação de “gêmeos digitais” de processos, com capacidade de alternar entre modos de estado estacionário e dinâmico. A proposta visou expandir o horizonte dos alunos em relação aos paradigmas de engenharia de processos, e prepará-los para enfrentar os desafios da indústria do futuro.

Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!