Estudantes de Engenharia Química foram premiados com o 2º e o 3º lugares na 1ª Competição Acadêmica Anual de Simulação de Processos da empresa Aveva para a América Latina. O concurso internacional contou com a participação de 40 equipes, compostas por 80 alunos de 41 universidades da América Latina.
A primeira edição desta Competição Acadêmica foi organizada pela Aveva, empresa líder no setor de software industrial, e trouxe reconhecimento internacional para estudantes do CT-UFSM. Na disputa, a dupla composta por Giovane Malakowski e Bruno Pasa ficou em 2º lugar, enquanto Nícolas Anése e Thiago Reschützegger conquistaram a 3ª colocação. Nícolas Anése é egresso da UFSM e atualmente cursa mestrado na UFRGS. O primeiro lugar foi conquistado por uma equipe do Peru.
Os participantes da competição tiveram a missão de desenvolver e apresentar soluções inovadoras, focadas no futuro energético. A iniciativa da Aveva visa incentivar o crescimento sustentável e inclusivo, ao mesmo tempo em que prepara futuros engenheiros para tomarem decisões estratégicas no setor industrial.
Além de promover a colaboração entre os estudantes, a competição também expôs os participantes a novas tecnologias, como o Aveva Process Simulation, um software que possibilita a criação de “gêmeos digitais” de processos, com capacidade de alternar entre modos de estado estacionário e dinâmico. A proposta visou expandir o horizonte dos alunos em relação aos paradigmas de engenharia de processos, e prepará-los para enfrentar os desafios da indústria do futuro.
Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!