Na manhã desta quinta-feira, 19/09, antes da abertura da pauta oficial da reunião do Conselho do Centro de Tecnologia, houve um momento de homenagem mais do que merecida: a professora Marilise Mendonça Krügel e a administradora Isabel Fighera Hartmann receberam, da mão da vice-diretora do CT, profª Tatiana Cureau Cervo, as placas de vencedoras do Prêmio Reconhecimento Extensionista 2024.
O Prêmio Reconhecimento Extensionista é uma iniciativa do CT, por meio da Subdivisão de Projetos (SPROJ), que reconhece e valoriza a trajetória de trabalho extensionista dos servidores da unidade. Na edição de 2024, os servidores do CT indicaram docentes técnico-administrativos em educação com atuação destacada na área da extensão para concorrerem ao prêmio. A partir das inscrições recebidas, a produção extensionista dos indicados foi avaliada pela direção do Centro, com o apoio da SPROJ. Marilise e Isabel foram escolhidas em função dos trabalhos que desenvolvem no CT, importantes na promoção da interação entre academia e sociedade.
As vencedoras representaram o CT no Prêmio Destaque Extensionista da UFSM, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão. Ainda como parte da premiação, as servidoras ganharam o direito de requisitar até R$3.000,00 para custear sua participação em evento nacional de sua escolha.
A professora Marilise Mendonça Krügel, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, é mestra em biociência e doutora em zoologia pela PUC-RS, onde estudou a ecologia das aves silvestres. Sua principal atuação na extensão está associada às pesquisas: o projeto “Olha o Passarinho!”, que proporciona aos estudantes do ensino fundamental a oportunidade de conhecer, observar e identificar espécies de aves e de conhecer os princípios da educação ambiental. A docente também coordenou projetos na área de gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis, sensibilizando crianças e adultos para as questões sócio-ambientais. Confira aqui o Memorial Descritivo da Prof. Marilise.
A administradora Isabel Fighera Hartmann, da Subdivisão de Gestão de Qualidade/Sistema de Gestão de Laboratórios do CT (SGLab-CT) ingressou como servidora do CT em 2019 e desde então coordena o Programa Sistemas de Gestão da Qualidade da subunidade. Por meio de atividades tecnicamente confiáveis e reconhecidas, o SGLab-CT disponibiliza conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos na UFSM à sociedade, tanto a empresas brasileiras parceiras quanto à comunidade acadêmica, em especial os discentes. O objetivo geral do programa é implantar e manter o SGQ em laboratórios do CT com vistas ao atendimento a requisitos de normas, de forma que estes realizem atividades de ensaio e calibração acreditados ou não para empresas de diversos setores. Confira aqui o Memorial Descritivo da TAE Isabel.
As servidoras, honradas com o reconhecimento, agradeceram pela homenagem e reforçaram seu compromisso com a extensão enquanto elemento fundamental da relação da UFSM com a comunidade.