Equipe Bombaja UFSM Off-Road seleciona novos membros

As inscrições para a seleção vão até a próxima sexta-feira, 20/09

A Equipe Bombaja UFSM Off-Road está em busca de novos membros que desejam desenvolver engenharia na prática. O processo seletivo para a equipe de competição está aberto a inscrições até a próxima sexta-feira, 20/09, através do formulário de inscrição disponível aqui.

A Bombaja é um projeto de ensino do CT que existe há mais de 20 anos e trabalha na produção de protótipos off-road. A equipe representa a UFSM em competições regionais e nacionais de protótipos off-road no modelo Baja, organizadas pela Society of Automotive Engineers (SAE). Atualmente, a equipe conta com 16 membros, organizada por capitania e gerências para cada subsistema do projeto. Os membros da equipe são estudantes da universidade que, além de contribuírem com o desenvolvimento tecnológico nacional, encontram no projeto vivências de experiências extraclasse e oportunidades de crescimento profissional. Na equipe, os acadêmicos podem colocar em prática seus conhecimentos independentemente da área de formação. Além de adquirirem experiência prática, os membros fazem networking com engenheiros e estudantes de outras universidades, fortalecendo a preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

Neste processo seletivo, não há limite de vagas nem requisito mínimo para participação. A equipe procura pessoas motivadas e comprometidas em colaborar e contribuir com o sucesso do projeto. Há oportunidades em áreas mais técnicas, como projeto, fabricação e validação – na qual os estudantes desenvolvem habilidades em engenharia, como cálculo estrutural, design e ergonomia, elétrica e eletrônica, freio, powertrain e suspensão e direção – e outras mais estratégicas, como gestão, marketing e captação de recursos, voltadas às habilidades em liderança, comunicação, finanças e parcerias. Os inscritos passarão por entrevistas e dinâmicas em grupo, e os aprovados ingressarão em um programa de trainee, no qual recebem capacitações em softwares, como o SolidWorks, e treinamentos práticos de oficina.

Nos últimos anos, a Equipe Bombaja foi duas vezes campeã geral em competição regional. Em 2023, a equipe conquistou o 3° lugar geral na competição regional, além de 1° lugar em Aceleração, Velocidade e Frenagem, e 2° lugar em Manobrabilidade. Em 2024, o protótipo se manteve como o mais rápido do Brasil, alcançando 1° lugar em Aceleração, Velocidade Máxima e Super Prime, o que consagrou a equipe como campeã na pontuação das Provas Dinâmicas na competição nacional.

O projeto Bombaja tem orientação do docente Thompson Diórdinis Lanzanova, coorientação do docente Vinícius Roso e do servidor técnico-administrativo Luís Adolfo Berni, do Laboratório de Tecnologia Mecânica e Aeroespacial (NUMAE). Para mais informações, siga a Bombaja no Instagram @bombaja.ufsm ou envie um e-mail para bombaja.ufsm@gmail.com

Com informações da Equipe Bombaja e edição da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!