Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

UFSM e UFG testam protótipo de automação para controle de mercadorias apreendidas pela Receita Federal

Docentes do CT-UFSM coordenam projeto que facilitará a gestão de estoque e a destinação de produtos apreendidos.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), em colaboração com a Receita Federal do Brasil (RFB), estão realizando testes iniciais em um projeto inovador de automação para o controle de mercadorias apreendidas. O projeto inclui o desenvolvimento de um software, que extrai informações e verifica produtos falsificados utilizando inteligência artificial, e uma esteira automatizada, ambos integrados em uma solução única para otimizar a gestão de produtos confiscados. A coordenação do projeto conta com dois docentes do CT: os professores Anselmo Cukla e Daniel Fernando Tello Gamarra.

O software de extração de informações, atualmente em fase de testes pela equipe da Receita, está operando de forma funcional e demonstrando desempenho concreto ao identificar e categorizar automaticamente mercadorias por meio do processamento de imagens. Esta ferramenta extrai dados detalhados, como marca, modelo e código de barras dos produtos, dados que futuramente podem ser integrados ao sistema da Receita Federal. Essa ferramenta de automação reduz significativamente a necessidade de intervenção manual, garantindo maior velocidade, precisão e padronização no controle e registro de mercadorias.

O software também faz a verificação de originalidade dos produtos. Na etapa atual, estão sendo realizados testes com cédulas bancárias e a expectativa é de que, em breve, o sistema também possa detectar outros produtos falsificados. Essa funcionalidade é crucial para o combate ao contrabando e ao descaminho, permitindo uma triagem mais eficiente e segura dos itens apreendidos.

A esteira automatizada, atualmente na fase final de testes, é projetada para funcionar dentro de uma mala de viagem, oferecendo uma solução portátil e prática. Quando um produto é colocado na esteira, ele é pesado e fotografado de forma automatizada e as informações são enviadas à ferramenta computacional. Essa integração entre a esteira e o software cria um fluxo de trabalho contínuo e sistemático, facilitando a catalogação dos produtos e dispensando o uso de mão de obra especializada.

A partir dos testes iniciais, a expectativa é de que o sistema completo seja implementado em diversos armazéns de operações da Receita Federal. A parceria entre a UFSM, a UFG e a Receita Federal demonstra a força da colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais na criação de soluções tecnológicas eficientes, contribuindo para a segurança, transparência e eficiência na administração pública.

Esta pesquisa vem sendo desenvolvida por integrantes das três instituições: na coordenação, a UFG está representada pelo prof. Solon Bevilacqua, e a UFSM pelos professores Anselmo Cukla e Daniel Fernando Tello Gamarra. Por parte da RFB, participaram Raphael Eugênio de Souza, Marcelo Pereira Costa, Ronan Costa Pereira, Luiz Fernando Salvalagio, Keichi Maia Inada e Marcial Cezar Marques Pinazo. O projeto conta com a participação ativa dos alunos da UFSM, Cléber Daniel Werlang e Lucas Strapazzon, e da UFG, André Felipe dos Santos Caraíba e Victor Emanuel da Silva Monteiro.

Confira no vídeo abaixo uma demonstração do projeto:

Com informações do prof. Anselmo Cukla e edição da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!