Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

CAU e PPGAUP realizam aula inaugural para alunos da graduação e pós-graduação

A aula contou com a presença da arquiteta e urbanista Luzia Oliver Brand que trouxe algumas práticas e pensamentos sobre a arquitetura

Nesta segunda-feira (9), o curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) – campus sede – junto com seu Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) realizaram uma aula inaugural para os seus estudantes. O evento foi realizado no auditório do prédio 9F e contou com a palestra da arquiteta e urbanista Luzia Oliver Brand.

Luzia Brand é egressa do CAU e atualmente trabalha em São Paulo. Ela foi convidada pelos professores da disciplina de arquitetura de interiores para fazer uma fala no evento. Segundo a coordenadora do CAU, Professora Josicler Orbem, foi muito importante a presença da Luzia na aula inaugural, já que ela é uma profissional que começou sua carreira aqui na universidade.

A fala de Luzia no evento teve a intenção de trazer aos estudantes algumas experiências pautadas na sua trajetória, a fim de enriquecer a trajetória dos discentes e de “criar novos horizontes para eles, apresentar novas possibilidades e para que eles se desenvolvam a partir de outras referências também”, comenta Luzia.

Andressa Heck, aluna do último semestre do curso de arquitetura e urbanismo e estagiária de Luzia, comenta sobre como a arquiteta a empoderou para seguir na sua trajetória: “eu acho que hoje se concretizou o que ela nos traz no dia a dia e, mesmo a gente tendo conhecido ela à distância, porque ela já morava em São Paulo quando nos contratou, a gente consegue identificar tudo que ela traz com ela, da história dela, do trabalho dela pra gente. Eu acho que me empodera, me empoderou muito na forma que eu vou levar daqui pra frente a minha trajetória como arquiteta, quando me formar, porque realmente ela traz isso: ela abre as portas”. Além disso, Andressa revela que a oportunidade de estagiar com a arquiteta proporcionou conhecimentos valiosos e possibilitou oportunidades dentro da área de arquitetura.

Já o estudante Sebastian Nunes que está no segundo semestre do curso, comenta que aprendeu a prestar atenção no que acontece no dia a dia, já que no futuro isso pode ser benéfico para a carreira, além da introspecção sobre almejar um objetivo e lembrar onde já esteve: “Isso é muito inspirador pra quem está no começo do curso”, comenta Sebastian.

Abaixo a gravação da palestra:

Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!