Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Formula UFSM conquista 4º lugar geral na 20ª FSAEB 

A equipe voltou de São Paulo com ótimas colocações nas provas e estreou o protótipo Grifo



Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a equipe Formula UFSM conquistou o 4º lugar geral na 20ª edição da Formula SAE Brasil (FSAEB), competição que visa proporcionar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo Fórmula. O evento é realizado anualmente em Piracicaba, cidade no interior de São Paulo. Com o novo protótipo Grifo, a equipe enfrentou um campo competitivo, superou diversos desafios e melhorou sua colocação geral em comparação com a última FSAEB.

A competição teve início com o credenciamento na quarta-feira, seguido pelas inspeções técnicas e mecânicas na quinta-feira. Essas inspeções incluíram a prova dos 5 segundos, que avalia a rapidez dos pilotos em abandonar o carro em situações de emergência. Na sexta-feira, a equipe apresentou suas provas de design, custos, testes de freios, ruído e o Tilt Table, que verifica possíveis vazamentos e a fixação das rodas.

No sábado, a equipe participou da prova de aceleração, na qual o carro percorre uma distância de 75 metros em linha reta, e o tempo necessário para ir de 0 a 100 km/h é medido. Na prova de SkidPad, que avalia a habilidade do carro em fazer curvas, realizada em um circuito com formato de infinito, a equipe ficou em 10º lugar. A prova de Autocross avalia a dirigibilidade do carro em um circuito com obstáculos, onde vence quem faz a volta mais rápida. O Grifo obteve o 3º lugar na aceleração, completando 75 metros em 4,07 segundos, e o 7º lugar no Autocross. 

No domingo, a prova de Enduro, que avalia a resistência do carro, exigiu que o Grifo completasse 22 voltas sem falhas. A equipe conquistou o 2º lugar. “Ter um carro que complete o Enduro já é desafiador, porém ter um carro que completou o Enduro de forma rápida foi extremamente gratificante para a equipe”, conta Luiz Coelho, capitão da Formula. 

O Grifo, com um peso de 203 kg e motor Honda CBR 600 RR, foi projetado com o objetivo de reduzir sua massa e integrar os subsistemas de forma eficiente. A equipe conseguiu diminuir o peso em 8 kg em relação ao protótipo anterior, o Galgo, e introduziu o sistema de lubrificação com baffle dinâmico, uma pesquisa desenvolvida no subsistema do powertrain, que resultou na publicação de um artigo na SAE. As classificações finais foram: 4º lugar geral com 703,1 pontos; 2º no Enduro; 3º na Aceleração com 4,07 segundos; 6º na Apresentação de Design; 7º no Autocross; 10º no SkidPad e na eficiência; 14º em Custos; e 15º na Business Presentation.

Luiz destacou a importância da competição e a felicidade com os resultados obtidos: “Não tem como resumir de outra forma além de: ‘peleia’. Todos os dias a equipe lutando contra tempo, problemas no carro e competidores. Trazer pra casa um P4 nacional (4ª colocação geral)  foi a recompensa de tanto esforço e união que tivemos e muito emocionante compartilhar esse momento de alegria com os colegas que compartilharam momentos de incertezas ao longo da temporada. Representar a UFSM e o RS com um dos carros mais rápidos da FSAEB é um motivo de orgulho e uma realização pessoal. Vou levar os aprendizados dessa temporada pra vida inteira.”

Capitão da Formula também é um dos pilotos da equipe I Foto: Divulgação

Texto por Marina Ferreira dos Santos, acadêmica de jornalismo, sob supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5442

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes