CT-UFSM recebe visita de empresários e do SEBRAE

Grupo de empresários vinculados à programa do Sebrae fazem visita aos laboratórios do CT

Na última quarta-feira (14) o Centro de Tecnologia recebeu a visita de um grupo de empresários de Santa Maria e Cachoeira do Sul vinculados ao programa Move+ do Sebrae RS. O programa busca expansão comercial das empresas regionais através da mudança de posicionamento, digitalização comercial e aproximação com os clientes.

A visita ao CT foi organizada pelo LADIPP UFSM, laboratório que faz parte do Sistema de Gestão de Laboratórios do CT (SGLab). O objetivo da ação é aproximar e estreitar as relações entre as empresas e a universidade, com o intuito de compreender as possibilidades de interação com os laboratórios e pesquisadores do CT para o desenvolvimento da indústria regional.

O evento começou com uma fala da vice-diretora do Centro de Tecnologia, professora Tatiana Cervo, que apresentou a importância da parceria para ganhos mútuos na junção dos conhecimentos de professores e alunos com as empresas. Em seguida, o pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, professor Daniel Pinheiro Bernardon, destacou as possibilidades de interação das empresas com os recursos do CT.

Os empresários e os representantes do Sebrae participaram de uma visita guiada aos laboratórios do SGLab – LADIPP, NUMAE, LMCC, INRI e unidade EMBRAPII – e aos laboratórios que pesquisam nos setores  metal-mecânico, da construção civil e elétrico. Durante a visita, os laboratórios tiveram a oportunidade de apresentar a importância das suas atividades e apontar as possíveis parcerias.

O LADIPP UFSM, por exemplo, mostrou os seus projetos e prestações de serviços de calibração de paquímetros, micrômetros e balanças para empresas regionais. O laboratório, através da coordenadora Morgana Pizzolato, também apresentou a pesquisa sobre os equipamentos de medição que está realizando com as empresas da região. Buscou-se com a visita entender quais as necessidades das empresas, para que o LADIPP possa atuar em parcerias.

A partir do encontro, os empresários puderam compreender as possibilidades de interação, prestação de serviços e projetos entre suas empresas e a universidade. Com laboratórios e setores disponíveis para colaboração externa, visando o compartilhar conhecimentos e equipamentos, o intuito é que haja aproximação nas relações entre CT e empresas da região.

Texto e fotos por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, sob supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!