Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

9º Diálogo Temático da ATHIS/REURB promoveu debate sobre construção de cenários sustentáveis

Evento de extensão debateu resiliência de Santa Maria às mudanças climáticas



No última quarta-feira de julho (31), o Programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Reurbanização de Assentamentos Humanos Precários da UFSM (ATHIS/REURB), vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) realizou a 9° edição do Diálogos Temáticos, com o tema “Uma Santa Maria resiliente às mudanças climáticas: Impactos e possíveis cenários”. O evento, sediado no auditório do prédio 9F do CAU, alinhou-se com os recentes desafios climáticos enfrentados pela região, em especial as enchentes que devastaram várias áreas de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.

O projeto de extensão Athis/Reurb visa trabalhar com habitações de interesse social e reurbanização de assentamentos precários. A organização desta conferência teve como objetivo principal discutir os impactos das mudanças climáticas na cidade e propor soluções de resiliência urbana. O encontro abriu suas portas a todos os interessados no assunto. A bolsista dos Diálogos Temáticos, Lara Schibulski, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e uma das organizadoras do evento, destacou a importância de trazer diferentes perspectivas para o debate. Além disso, a bolsista ressaltou que o intuito do encontro foi promover uma discussão sobre as causas, impactos e consequências a curto e longo prazo, além de estratégias de prevenção, mitigação, soluções efetivas, sustentáveis e com especialistas que dominem o assunto de maneira técnica e acessível.

Confira as temáticas das palestras:

Defesa Civil e mudanças climáticas – O ex-coordenador Municipal de Proteção de Defesa Civil, Adão Claiton de Souza Lemos, abordou os impactos sociais das enchentes, incluindo o deslocamento de famílias e as condições das áreas de risco, como na Vila Churupa e na Vila Bilibio.

Espacialização das áreas de risco em Santa Maria – As acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo Elisa Procopio Brito e Luísa Xavier Pairé apresentaram mapas desenvolvidos no programa QGIS, mostraram as áreas afetadas por alagamentos e deslizamentos e as regiões em risco.

Plano municipal de redução de riscos em Santa Maria – A Prof. Andrea Valli Nummer, do departamento de Geografia, falou sobre a relação entre o solo e os desastres, com destaques a possíveis soluções e prevenção.

Escorregamentos de encostas: um problema a ser enfrentado – O Prof. Rinaldo Jose Barbosa Pinheiro, do departamento de Transportes, discutiu a movimentação e desenvolvimento de terras, além de enxurradas e impacto dos solos.

Integrando soluções baseadas na natureza ao planejamento urbano para redução de inundação e alagamentos – A Prof. Rutineia Tassi, do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, apresentou previsões sobre extravasamento e impacto das bacias hidrográficas, abordou como a ocupação irregular e as mudanças climáticas afetam essas áreas.

Estratégias de resiliência urbana para Santa Maria – O Prof. Edson Luiz Bortoluzzi da Silva, coordenador do projeto ATHIS/REURB e dos Diálogos Temáticos, abordou o plano diretor, a lei de uso e ocupação do solo e a realidade das ocupações irregulares, discutiu como as leis existem na teoria e como são aplicadas na prática, e considerou o contexto social envolvido.

Texto e fotos por Marina Ferreira dos Santos, acadêmica de jornalismo, sob supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5327

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes