Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Um espaço dentro de um espaço: projeto integrador do CAU apresenta as instalações produzidas por calouros do curso

Estudantes do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo mostram como converteram sua ideias para uma escala real (1:1)

Professores e estudantes visitam os trabalhos da mostra durante o primeiro dia.
Professores e estudantes visitaram os trabalhos da mostra durante o primeiro dia.

Ao final do primeiro semestre, os calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) apresentaram as suas ideias convertidas em instalações de escala real (1:1). Neste ano, a mostra apresenta seis instalações com a temática “Um espaço dentro de um espaço”. A mostra está disponível para visitação até a quinta-feira (8) desta semana, no hall do prédio 9F (Arquitetura).

Professores e estudantes visitam os trabalhos da mostra durante o primeiro dia.

O projeto integrador do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma iniciativa dos docentes para diminuir a demanda de trabalho dos alunos do primeiro semestre e teve sua implementação no primeiro semestre do ano passado. O projeto surge da ideia de juntar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre em um trabalho final, proporcionando maior interdisciplinaridade para os calouros do curso.

Os professores responsáveis pelas disciplinas do primeiro semestre decidiram dar continuidade à iniciativa durante esse semestre, seguindo os mesmos parâmetros da sua primeira edição. Os calouros do CAU afirmam que o projeto de integrar as disciplinas oportuniza atividades mais práticas e interativas para os trabalhos do primeiro semestre.

A coordenadora do curso, professora Josicler Orbem, afirma que, assim como na edição anterior, as produções deste ano apresentaram bons resultados e que o projeto integrador viabiliza que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre na produção do trabalho final, transformando seus projetos para uma escala real e apresentando-os na mostra.

Um dos seis trabalhos disponíveis para visitação na mostra.

As instalações dos calouros deste ano, têm temáticas reflexivas sobre as mudanças e fases da vida humana e proporcionam uma experiência imersiva ao visitante. Atualmente o projeto conta com dois monitores da graduação de Arquitetura e Urbanismo e é coordenado pelos professores do curso.

Cada grupo fez uso de determinados materiais e técnicas para a construção do seu espaço, utilizando os recursos apresentados nas disciplinas do primeiro semestre. Assim, tanto os docentes quanto os discentes conseguem acompanhar o processo de aprendizagem durante as aulas, avaliando o resultado dos projetos na mostra final.

Junto à mostra das instalações estão em exposição as maquetes de uma praça para o CT feita pelos estudantes. Os trabalhos fazem parte da disciplina de Ateliê 1, ministrada pela professora Josicler Orbem e podem ser visitados no mesmo período da mostra.

Texto e fotos por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!