Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Egresso do CT recebe menção honrosa no Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas

TCC de Ivo Aleixo Pathek Junior, com orientação do prof. Cristiano José Scheuer estudou o PLA impresso com e sem reforço de fibra de carbono

O Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Ivo Aleixo Pathek Junior, egresso do curso de Engenharia Mecânica em 2023, foi premiado na última edição do Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O trabalho, intitulado “Análise comparativa das características térmicas, químicas e mecânicas do PLA impresso com e sem reforço de fibra de carbono”, teve orientação do prof. Dr. Cristiano José Scheuer e recebeu menção honrosa na premiação.

Ao longo da graduação, Ivo participou do GMAT, Grupo de Tecnologia e Mecânica dos Materiais, que comemorou a conquista de seu egresso nas redes sociais. A pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos da adição de fibra de carbono sobre as características mecânicas, químicas e térmicas de amostras produzidas por impressão 3D. Ivo utilizou o polímero PLA, que é uma alternativa ecológica aos polímeros derivados do petróleo. A técnica de fabricação por filamento fundido permite a criação de peças com geometria complexa, mas estas frequentemente apresentam propriedades inferiores às produzidas por métodos tradicionais. O estudo focou em melhorar essas propriedades, através da adição de fibra de carbono, e em avaliar os efeitos de tratamentos térmicos nas peças produzidas. A pesquisa destacou-se por sua relevância na inovação e potencial de aprimorar a fabricação aditiva, uma área com necessidade crescente de estudos.

A Comissão de Avaliação do Prêmio ABCM 2023, composta pelos Professores Carlos José de Araújo, Leonardo Santos de Brito Alves, Luís Mauro Moura e Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, decidiu por reconhecer a pesquisa de Ivo e Cristiano dentre outros 10 TCCs. Ivo Junior também foi reconhecido com duas distinções de mérito acadêmico, emitidas pelo CREA/RS e pela CACISM, durante sua formatura no início deste ano. O egresso expressou sua gratidão ao receber a premiação, destacou a importância de obter o reconhecimento de toda a dedicação empenhada na realização do trabalho.

A ideia de Ivo é continuar sua trajetória acadêmica no mestrado em Engenharia Mecânica. No próximo ano, ele vai tentar uma vaga no PGMEC, no qual pretende dar continuidade à sua pesquisa sobre a impressão 3D de peças em PLA e os efeitos da adição de fibra de carbono, além de explorar os efeitos de tratamentos térmicos nesse processo. Para Ivo, o mestrado representará uma oportunidade para aprofundar o estudo na área e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da manufatura aditiva e dos materiais utilizados.

Ivo Junior no GMAT (foto: divulgação)

Texto por Marina Ferreira dos Santos, acadêmica de jornalismo, sob supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!