Docente do Centro de Tecnologia é eleita para a Comissão Internacional de Ozônio

A professora Damaris Kirsch Pinheiro representará o Brasil até 2028 em programa vinculado à ONU

A Comissão Internacional de Ozônio está associada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o seu principal objetivo é fomentar as pesquisas científicas ao redor do mundo sobre o estudo do ozônio. A comissão conta com aproximadamente 30 cientistas de todo o mundo e a filiação para membros da comissão é feita por meio de eleições de pares, que acontecem junto ao evento Simpósio Quadrienal de Ozônio (QOS).

Durante o QOS de 2024, que ocorreu nos dias 15 a 19 de julho em Boulder no Colorado e também de forma remota, a professora Damaris Kirsch Pinheiro, do Departamento de Engenharia Química, foi eleita pelos demais pesquisadores para compor a Comissão Internacional de Ozônio. A professora já participa dos eventos internacionais de ozônio há 10 anos e agora integrará a comissão até 2028.

A participação da docente na Comissão Internacional de Ozônio proporciona mais visibilidade às pesquisas realizadas sobre o ozônio atmosférico no Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMet) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No panorama mundial a professora Damaris Kirsch representa o Brasil e em conjunto com o Raúl Cordero, representa a América Latina.

Pós-doutoranda Gabriela Bittencourt e Professora Damaris Kirsch

Para Damaris Kirsch Pinheiro, que é pesquisadora e coordenadora do PPGMet, ser eleita para a comissão é um reconhecimento mundial significativo. Além da importância para a sua pesquisa, a participação na Comissão Internacional de Ozônio traz relevância para as pesquisas científicas de ozônio realizadas dentro da UFSM. A professora Damaris Kirsch e a pós-doutoranda Gabriela Bittencourt afirmam que o PPGMet é uma oportunidade de entrada para pesquisa científica e a participação na Comissão tende a impulsionar a internacionalização do programa e da universidade.

No Simpósio Quadrienal de Ozônio de 2024, a pós-doutoranda e egressa do PPGMet, Gabriela Bittencourt, apresentou um trabalho de pesquisa realizado junto com a docente Damaris Kirsch. Ela afirma que a eleição da professora para a comissão é um reconhecimento importante para os pesquisadores sobre ozônio do Brasil e da universidade.

Segundo a docente, os próximos passos da comissão são fomentar a pesquisa sobre ozônio no mundo e indicar ao fundo da Convenção de Viena projetos para serem financiados.

Texto e foto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!