No último sábado (20), foi realizada na UFSM a primeira edição da Maratona Gaúcha de Programação. Esta iniciativa é parte do processo de treinamento para participação nas próximas etapas da Maratona da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de Programação, que é realizada a nível regional e nacional. Nesta maratona local participaram alunos do CT do curso de Ciência da Computação, além de 30 times do Sul do Brasil.
A ideia da maratona tem relação com o projeto de pesquisa “Preparação para a Maratona de Programação da SBC” do professor do Departamento de Computação Aplicada, Cesar Pozzer. A competição consiste em times de três alunos que devem solucionar problemas computacionais de programação durante o período de cinco horas, vencendo aquele que solucionar o maior número de problemas.
O principal diferencial da Maratona Gaúcha é que todo sistema de submissão e correção de problemas foi desenvolvido pelo acadêmico Luiz Henrique Broch Lago, do curso de Ciência da Computação da UFSM, já os problemas que compõem a maratona foram desenvolvidos por ele em conjunto com o docente Cesar Pozzer e o discente Fernando Pozzer.
Para realização da primeira etapa da Maratona Gaúcha de Programação, os recursos vieram das inscrições dos alunos da UFSM que participaram do evento. O valor adquirido foi usado na premiação e para um coffee break oferecido durante a maratona. A competição também contou com o apoio do PET em Ciência da Computação da UFSM.
Após a realização da primeira edição da Maratona Gaúcha de Programação, o sistema de submissão da competição, que tem por objetivo resolver 12 problemas de programação, foi aberto para todo o Brasil e qualquer instituição pode participar. O sistema está disponível para acesso, clicando aqui.
A próxima etapa da maratona será realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), no dia 31 de Agosto e a UFSM participará com sete times. Após a etapa regional, os melhores times vão competir na etapa Nacional em João Pessoa (PB). Após estas etapas, as melhores equipes competem na Sul-Americana e em seguida na Final Mundial.
Com informações de Cesar Pozzer, docente do Centro de Tecnologia.
Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!