Nesta segunda-feira (22), o Centro de Tecnologia recebeu a visita de uma delegação de professores do curso de Engenharia Mecatrônica da Facultad de Ingeniería da Universidad Nacional de Misiones (UNAM), da Argentina.
Os professores da Argentina vieram a UFSM em forma de agradecimento pela visita e minicursos ministrados pela equipe de robótica do CT, Taura Bots, a UNAM no início do mês de Julho. Durante a reunião e as visitações, os professores da Argentina tiveram a oportunidade de conhecer diversos laboratórios, grupos de competição e empresas startup incubadas dentro da UFSM.
A delegação contava com a presença do coordenador do curso, professor Gabriel Alejandro Tarnowski, do professor Pesquisador Guillermo Alejandro Mudri e de Roberto Nicolas Schuster, todos da UNAM. Eles foram recebidos na UFSM pelos professores Anselmo Cukla e Fernando Gamarra, coordenador substituto do curso de Engenharia de Controle e Automação.
No período que estiveram no CT, os professores dos cursos de engenharias da UNAM e da UFSM se reuniram para discutir múltiplos assuntos. Um dos principais interesses da comitiva, além da visitação, foi a possibilidade de celebrar o processo de dupla titulação entre o curso de Engenharia de Controle e Automação (UFSM) e o curso de Engenharia Mecatrônica (UNAM). Atualmente, existe um acordo entre as universidades que prevê a dupla titulação, porém o acordo ainda não prevê a dupla titulação para estes cursos específicos – o processo ainda está em trâmites administrativos.
Além da dupla titulação entre os cursos, foram exploradas potenciais colaborações em projetos de pesquisa na área de engenharia e a participação dos alunos da Universidad Nacional de Misiones em cursos de pós-graduação oferecidos pelo Centro de Tecnologia da UFSM.
A visita da delegação mostra que há interesse tanto dos cursos como de ambas reitorias para a celebração desta parceria entre a Engenharia de Controle e Automação (UFSM) e a Engenharia Mecatrônica (UNAM).
Para exemplificar a parceria entre as universidades, a equipe de robótica do CT, Taura Bots, está trabalhando para que a UNAM também tenha um time de competição em futebol de robôs. O convite para participar na Competição Brasileira de Robótica (CBR) em novembro, na modalidade SSL em simulação, já foi formalizado.
Com informações de Anselmo Cukla, docente do Centro de Tecnologia.
Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!