“Ça Va, CT?” Acadêmicos do CT se preparam para intercâmbio na França

Escritório de Assuntos Internacionais preparou intercambistas do programa BRAFITEC antes da viagem

Acadêmicos e coordenadores do programa BRAFITEC com a bandeira da França

Na terça-feira, dia 16, na Sala Inovadora do Centro de Tecnologia, estiveram presentes os nove acadêmicos que realizarão parte de seus estudos na França. O Escritório de Assuntos Internacionais do CT-UFSM promoveu uma atividade prévia que visou orientar os estudantes sobre os desafios que vão ser enfrentados durante a viagem. O intercâmbio foi possibilitado por meio dos editais CAPES/BRAFITEC de número 01/2024 e 03/2024.

Na atividade, estavam presentes o diretor do Centro de Tecnologia Tiago Marchesan, coordenador geral do edital, os docentes Elvis Carissimi e João Baptista, coordenadores locais do edital, e Tatiana Stradiotto, responsável pelo Escritório de Assuntos Internacionais. Os presentes, com objetivo de preparar os discentes que viajarão entre o fim de agosto e início de setembro, realizaram falas com dicas estratégicas sobre a França.

Marchesan ressaltou a importância dos acadêmicos aproveitarem essa oportunidade com responsabilidade. Destacou que as barreiras linguísticas, os diferentes hábitos e costumes podem se apresentar como difíceis para a adaptação dos estudantes, mas que o compromisso durante a independência acadêmica e pessoal vai superar os momentos adversativos. O diretor da unidade salientou para os intercambistas que no final: “o saldo é sempre positivo.”

A estudante Lígia Castilho, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, que irá para a Universidade Polytech Tours, tem interesse na área de recursos hídricos e espera se beneficiar dos Alpes franceses, uma cordilheira na França. “A física da água lá é um pouco diferente. Aqui não temos neve, então os processos físicos e químicos são distintos. Essa é uma oportunidade para aprender as diferenças que não existem no Brasil”, explica a estudante.

Carissimi iniciou sua fala com agradecimentos aos discentes que realizaram o intercâmbio anteriormente, pois eles abriram portas para mais internacionalização no CT, e manifestou sua confiança na turma de 2024 para representar a unidade e seguir a proporcionar oportunidades para mais estudantes. Ele evidenciou como na vida prática os estudos, a saudades de casa, e a adaptação à cultura serão uma bagagem importante na vida dos discentes.

A bagagem cultural que o estudante Pedro Frigo, da Engenharia Química, já começou a planejar inclui visitar todos os museus possíveis, pois ele é apaixonado por museus. “Na França tem muitos, então qualquer cidade que eu visitar, terá um museu”, diz Frigo. Ele já tinha contato com o francês por ser parte do projeto Amigo Internacional da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM. Esse programa visa integrar estudantes estrangeiros com estudantes, técnicos administrativos e docentes voluntários. “Muitas pessoas vieram, por exemplo, da África ou do Haiti, e elas têm dificuldades por não encontrarem pessoas para falar francês. Então, fizemos um acordo em que eles me ensinariam francês e eu ensinaria português para eles”, conta o acadêmico que irá para a Universidade École Polytech Montpellier.

Baptista complementou as falas dos demais coordenadores ao frisar a importância dos acadêmicos realizarem a dupla diplomação, aproveitar essa chance que pode servir como um diferencial em suas futuras carreiras.

Stradiotto enfatizou que será intermediadora dos estudantes enquanto eles estiverem na França e se depararem com pendências que precisam ser resolvidas. A responsável pelo Escritório incentivou os acadêmicos a enviarem notícias durante sua estadia e se colocou à disposição deles para qualquer percalço. Ela também contou que em parceria com o Centro de Artes e Letras, será ofertado um curso de francês para os discentes do Centro de Tecnologia, com objetivo do conhecimento da língua possibilitar cada vez mais intercambistas. Mais informações sobre o curso serão divulgadas em breve no site e nas redes sociais do centro.

Ainda está previsto um encontro dos estudantes com a professora Márcia Pasin, membra do CoDInter-CT, que tem vasta experiência acadêmica e cultural na França e poderá auxiliar os discentes ao compartilhar suas vivências no país.

Os estudantes que vão realizar o intercâmbio são: Maria Luiza Goulart, da Engenharia Sanitária e Ambiental, que irá para a Universidade École Polytech Montpellier. Gabriel Silveira, da Engenharia Elétrica, que vai para a Universidade de Grenoble Alpes. Também da Engenharia Elétrica, Murilo Müller, vai para a Universidade École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne. No grupo de amigos da Engenharia Espacial, Maria Eduarda Bilibio irá para o Instituto Polytechnique de Bordeaux, assim como Caio Gabriel Vicentin. Julia Kerkoff e Caio Fenzke irão para a Universidade de Grenoble Alpes.

Texto e fotos por Marina Ferreira dos Santos, acadêmica de jornalismo – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!