Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes do CT aprovados no Programa Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Instituição selecionou projetos que contribuirão para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Rio Grande do Sul



Foi publicada nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Programa Pesquisador Gaúcho (Edital Fapergs nº 09/2023) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O edital selecionou previamente 385 projetos de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação que visam a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento, feitos por pesquisadores doutores. Destes, 11 são professores do CT.

Os projetos aprovados receberão apoio financeiro da Fundação, em duas faixas de valor: até R$ 90.000,00 para propostas de caráter experimental e até R$ 45.000,00 para propostas de caráter predominantemente teórico. Os recursos do edital totalizam 25 milhões de reais e serão destinados a apoiar despesas de custeio e de capital necessárias para a execução do projeto de pesquisa. Dentre os critérios de seleção, constam a experiência prévia do coordenador do projeto, sua produção científica, o potencial de impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico, de inovação, difusão, socioeconômico e ambiental, além da excelência da proposta quanto à qualidade e originalidade, bem como quanto ao avanço esperado na área.

Os docentes do CT e seus respectivos projetos aprovados no resultado preliminar são:

Bárbara Estevão Clasen – Novos catalisadores para remoção de poluentes emergentes de matrizes ambientais: síntese, caracterização, aplicação e avaliação ecotoxicológica.
Cristiano José Scheuer
– Caracterização e análise de desempenho de revestimentos à base de nanopartículas de óxidos metálicos na mitigação da corrosão.
Elvis Carissimi – Alumina Ativada Ozonizada (AAO): Uso de ozonização para melhoria das propriedades de adsorção de íons fluoreto com o uso de alumina visando o abastecimento público de água.
Fabrício Longhi Bolina – Investigação ao incêndio dos concretos brasileiros visando suprir lacunas normativas otimizar o projeto estrutural a sustentabilidade e a segurança das edificações.
Flávio Dias Mayer – Aproveitamento de biomassas residuais para produção integrada de bio-hidrogênio no Rio Grande do Sul.
Ghendy Cardoso Junior – Monitoramento e validação em campo de uma rede rural para distribuição de energia elétrica do tipo trifásica a dois fios.
Gustavo Marchesan – Detecção em tempo quase real de inconformidades de redes de baixa tensão.
Michel Brondani – Síntese integrada de precursores de biocombustíveis e plataformas químicas a partir do bagaço de oliva usando rotas tecnológicas verdes.
Natália de Freitas Daudt – Manufatura aditiva de ligas metálicas por binder jetting e sinterização.
Nina Paula Goncalves Salau – Maximização da Eficiência da Pirólise de Biomassa Agrícola: Integração de Tecnologias Ultrassônicas e Modelagem de Aprendizado de Máquina para Produção de Catalisadores Heterogêneos.
Ronaldo Hoffmann – Desenvolvimento de uma rota sustentável para produção de açúcares e carvão a partir de resíduos lignocelulósicos regionais: caracterização, pré-tratamento e avaliação integrada.

A Fapergs tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Dentre suas atribuições estão: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de pesquisa no Estado.

Confira na íntegra o edital em: EDITAL FAPERGS 09/2023 – PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO – PqG – FAPERGS – Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5268

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes