Centro de Tecnologia comemora 64 anos de história

Confraternização da data simboliza união e integração da unidade

Bolo de aniversário do CT I Foto: Mariana Rey

Na última sexta-feira (5), foi realizada a terceira edição do almoço de festa de aniversário do Centro de Tecnologia. A partir das 12h foi servida uma deliciosa refeição com saladas, arroz, massa com frango, massa ao sugo e galeto assado. Esse cardápio é especialidade do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany/UFSM, local que pelo segundo ano consecutivo sedia o evento. Estavam presentes no evento dezenas de servidores do CT, além do reitor da UFSM, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, o diretor do CT, Tiago Marchesan, e a vice-diretora do centro, Tatiana Cervo.

Gabinete do Reitor e Direção do CT I Foto: Mariana Rey

Marchesan deu abertura ao almoço com um discurso que enfatizava a união da unidade de tecnologia, e que destacava o ensino, pesquisa e extensão como peças-chave para a construção e permanência do centro. O diretor ressaltou que o CT frequentemente transcende os muros da universidade ao realizar, por exemplo, visitas ao Lar da Vovozinhas e às escolas em situação de vulnerabilidade. Ele também destacou que, durante a crise climática que assolou o Rio Grande do Sul, a unidade esteve presente com os “pés no barro” para encontrar melhorias. O diretor elogiou o centro que, nas palavras dele, com sorrisos nos rostos, é proativo para solucionar os anseios da sociedade.

O diretor do CT frisou alguns destaques do centro, como os três laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), a integração de programas de pós-graduação e a internacionalização com dois programas que possibilitam intercâmbios internacionais para os estudantes. Ele agradeceu a Simoni Timm Hermes e Celita Manfio Simões, servidoras do Setor de Apoio Pedagógico do CT (SAP/CT), que mais uma vez foram responsáveis por organizar o evento.

Direção do CT e SAP/CT I Foto: Mariana Rey

Outro ponto destacado pelo diretor Tiago é que o Centro de Tecnologia tem uma taxa de evasão média de 12%, menor que a da UFSM, que atinge 16,81%. Marchesan enfatizou que essa taxa é devida aos professores, e servidores técnico-administrativos (TAEs) que, embora sejam passageiros pela unidade, estão juntos estão realizando a missão de: “Não mudar o mundo, mas de mudar as pessoas que vão mudar o mundo.”

Em sequência, a professora Cervo aproveitou o espaço comemorativo para presentear sua ex-colega de direção, Tatiana Stradiotto. “De Tati para Tati”, foi a maneira como a vice-diretora agradeceu pelos anos de companheirismo entre as xarás.

O Centro de Tecnologia é a demonstração de continuidade e andamento para a vice-reitora da UFSM. Martha Adaime enfatizou, entretanto, a necessidade de “olhar para o futuro sem esquecer do passado”. Para isso, em sua fala, a professora destacou a importância da comemoração do legado do CT, e a sua perpetuação na história da Universidade.

“Saudades do CT”, foram as primeiras palavras do reitor da UFSM. Schuch, ex-diretor do Centro de Tecnologia, em seu discurso, ressaltou os elos que mantêm o centro com um sentimento de casa, realçou a paixão das pessoas do CT pelo que fazem e salientou o espaço que é historicamente unido em prol do ensino, da pesquisa e da extensão.

Clique aqui para conferir o álbum de fotos!

Texto por Marina Ferreira dos Santos, acadêmica de jornalismo – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Fotos por Mariana Almeida Rey, acadêmica de publicidade e propaganda – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!