Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professoras do Centro de Tecnologia homenageadas no 1º Prêmio Ana Primavesi

Premiação do Diário de Santa Maria destaca mulheres com trajetórias de sucesso no desenvolvimento da ciência



O Grupo Diário de Santa Maria lançou na última segunda-feira (01/07) a primeira edição do Prêmio Ana Primavesi, no qual 10 pesquisadoras da cidade com trajetórias de sucesso na ciência serão reconhecidas e celebradas. Dentre elas, duas professoras do Centro de Tecnologia: Andrea Schwertner Charão e Luciane Neves. As pesquisadoras serão homenageadas em cerimônia no dia 31 de julho, no Theatro Treze de Maio.

Capa do Jornal Diário de Santa Maria em 01/07/2024

Andrea Charão é doutora em Ciência da Computação, docente do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação e do PPG em Ciências da Computação da UFSM. Andrea trabalha com desafios que envolvem ensino, pesquisa e extensão em Computação, em associação com outras áreas, e em colaboração com instituições externas à UFSM, como Inep, Inpe e Fiocruz. Coordenou o Clube da Computação, que atua no pensamento computacional em escolas de educação básica do município. Durante a pandemia do Covid-19, coordenou o desenvolvimento do aplicativo Vacina SM, que otimizou o trabalho dos vacinadores, agilizando registros de vacinação em grande escala.

Confira clicando aqui a reportagem especial do Diário de Santa Maria sobre a professora Andrea.

Luciane Neves é doutora em Engenharia Elétrica, docente do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da UFSM e do PPG em Engenharia Elétrica da UFSM. Luciane é pesquisadora PQ 1D do CNPq e foi reconhecida como uma das 21 mulheres mais influentes na mobilidade mundial em 2021 e recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho da Fapergs em 2022. A docente foi responsável pela instalação do 1º eletroposto rápido para recargas de veículos elétricos do RS e coordenou Projetos Estratégicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Integra o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE Power and Energy Society e IEEE Women in Engineering). 

Confira clicando aqui a reportagem especial do Diário de Santa Maria sobre a professora Luciane.

As dez professoras homenageadas no prêmio foram indicadas por representantes da UFSM e da Universidade Franciscana, a partir de seus Centros de Ensino das diversas áreas do conhecimento, e depois referendadas por 14 jornalistas mulheres com atuação reconhecida na cidade. A trajetória das docentes e pesquisadoras será destaque ao logo de todo o mês de julho nas plataformas do Grupo Diário.

O prêmio leva o nome de pesquisadora austríaca que viveu e trabalhou em Santa Maria, realizou pesquisas inovadoras e divulgação científica por meio do cinema. Ana Primavesi dedicou sua vida à ciência ambiental e foi uma das primeiras a defender a agricultura sustentável e inclusiva, focada na saúde do solo e no respeito ao meio ambiente.


Texto por Yuri Lima – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM – com informações do Diário de Santa Maria.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5135

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes