EP AERO do CT – UFSM realiza visita em Escola Municipal visando integração Universidade-comunidade

A Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial desenvolveu seu primeiro Workshop de minifoguetes na EMEF Pinheiro Machado, e o grupo pretende aplicar mais atividades educacionais no próximo ano

No dia 24 de novembro, a Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial da UFSM (EP AERO) visitou à Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado para a aplicação do projeto “Minifoguetes em Escolas Públicas”. Na ocasião, os membros do grupo deram uma aula básica sobre princípios de foguetes, passando por uma dinâmica entre grupos formados com os 16 alunos presentes do nono ano da instituição sobre os princípios apresentados, e valendo premiações. Após este momento, foi elaborada uma aula prática com os alunos para a montagem de minifoguetes utilizando garrafas pet, movidos a bicarbonato e vinagre e auxiliados pelos membros da equipe da EP AERO. Depois de finalizados os minifoguetes foram lançados, e a equipe com o melhor lançamento foi premiada.

Esta foi a primeira vez que o projeto de minifoguetes da EP AERO conseguiu ser aplicado, e no próximo ano está prevista a visitação de mais escolas para continuidade deste projeto. As visitas do projeto visam a aproximação da Universidade com a comunidade externa e a divulgação do setor aeroespacial, que contribui para despertar o interesse das crianças por áreas científicas e tecnológicas.

O professor Giuliano Demarco, orientador da EP AERO, ressaltou a importância da integração Universidade-comunidade: “A ideia vai muito além da montagem dos foguetes, pois isso é parte de todo o processo. A interação entre Universidade e escolas de ensino fundamental e médio gera um processo de caráter social, educativo e cultural cujo objetivo é aproximar a Universidade das escolas. Mostrar aos estudantes que eles têm outras possibilidades de escolhas em seus projetos na vida.”

O grupo da EP AERO considera a primeira apresentação do projeto um sucesso e a perspectiva para o próximo ano é a implementação em mais seis escolas, contando com diversas turmas de crianças com oito e nove anos. A presidente da EP AERO, Nicole Lemons, destacou sua felicidade ao ver o projeto sendo colocado em prática: “Foi uma ótima experiência, não só para os alunos com quem trabalhamos, mas para os próprios membros da equipe. Trabalhamos muito para que o projeto fosse o mais atrativo possível para eles, e os alunos se mostraram engajados em saber mais sobre os foguetes e nosso curso como um todo. Todos nós nos divertimos muito com os lançamentos. Essa aproximação através do projeto entre a universidade e a comunidade é essencial para estimular o interesse dos jovens na área da ciência.”

Interessados em receber o projeto “Minifoguetes em Escolas Públicas” podem contatar a equipe da EP AERO através do E-mail ou pelo Instagram.

Com informações de: Nicole Lemons de Vasconcelos, presidente da EP AERO

Edição por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!