Equipe do Taura Bots do CT-UFSM recebe premiação em evento de robótica realizado na cidade de Charqueadas

Após representarem o CT-UFSM na RoboCore Experience 2023 em São Paulo no mês de julho, agora foi a vez da 9ª edição da RoboCharq.

Nos dias 06 e 07 de outubro de 2023, a cidade de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, foi palco da 9ª edição da Robocharq, um evento de robótica que reuniu alunos de diversas Instituições de ensino da região sul do Brasil. Destacando-se na competição, alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, todos integrantes do grupo de robótica TauraBots do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, receberam prêmios e reconhecimento por suas conquistas.

A Robocharq, realizada no campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense de Charqueadas (IFSul), visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes por meio do aprendizado das principais áreas da robótica. O evento desafia os alunos desde o planejamento e construção dos robôs até a execução de provas que exigem habilidades em mecânica, eletrônica e programação. Além da competição, a Robocharq também enfatiza a integração entre os jovens, permitindo o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes.

Sob a orientação do professor responsável pelo grupo, Anselmo Rafael Cukla, os membros da equipe Taura Bots participaram em diversas modalidades, incluindo Seguidor de Linha Pro, Seguidor de Linha Modelo EV3, Sumô Pro e Sumô Modelo EV3. Para alcançar o local da competição em Charqueadas, a equipe contou com o apoio logístico da UFSM que disponibilizou transporte, e do IFSul de Charqueadas que disponibilizou a acomodação e assistência durante os dois dias do evento.

Para alguns dos membros da equipe Taura Bots, essa foi a primeira experiência em competições de robótica, e a ajuda provida pela UFSM e pelo IFSul desempenhou um papel crucial em sua participação. A integração entre veteranos e novatos permitiu que o conhecimento e a paixão pela robótica fossem transmitidos de forma eficaz, garantindo que todos pudessem desfrutar dessa emocionante aventura.

As duas principais categorias em que a equipe Taura Bots se destacou foram o “Seguidor de Linha” e o “Sumô”:

Na categoria de robô Seguidor de Linha Pro, o desafio consiste em criar um robô capaz de seguir uma linha pré-definida no chão, percorrendo um circuito de corrida no menor tempo possível. A construção desses robôs envolve a utilização de sensores para identificar as cores do chão e distinguir a linha preta do chão branco. Os dados coletados são interpretados por um sistema programado, que controla motores responsáveis pelo movimento do robô na pista. Essa categoria exige habilidades de programação e controle do sistema, desafiando os estudantes a manterem seus robôs na linha e alcançarem altas velocidades na pista. Além disso, a equipe participou da modalidade Seguidor EV3, utilizando kits Lego do modelo EV3 fornecidos pelo IFSul.

Na categoria de Sumô Pro, dois robôs competem empurrando um ao outro para fora de uma arena circular, de forma semelhante ao esporte de sumô real. A categoria envolve o planejamento, a construção do robô, o uso de sensores e, acima de tudo, a estratégia de jogo. O robô mais eficiente em empurrar seu oponente para fora da arena é declarado o vencedor. Além da categoria Sumô Pro, a equipe também participou da modalidade Sumô EV3, que combina o modelo Pro com peças Lego EV3 e seu software de programação.

A equipe Taura Bots conquistou prêmios notáveis durante a Robocharq, incluindo destaque com o modelo de Seguidor de Linha EV3, nesta categoria se classificaram em terceiro lugar, demonstrando sua habilidade em enfrentar os desafios da pista, trazendo a premiação para casa e o orgulho de ter alcançado o pódio.

Como destacado pelo professor responsável, Anselmo Cukla, a participação da equipe Taura Bots na Robocharq 2023 destacou o comprometimento e a dedicação dos alunos da UFSM no campo da robótica. Essas competições não apenas promovem o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a colaboração e a inovação, fundamentais para o avanço da tecnologia e da educação na área de robótica.

Com informações do Prof. Anselmo Cukla, do Departamento de Processamento de Energia Elétrica do CT-UFSM.

Edição por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!