Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Visita à Casa Verônica: Docente da Engenharia Acústica promove empoderamento no CT-UFSM

Discentes conheceram serviços destinados à igualdade de gênero, combate às violências e construção de um ambiente plural, acolhedor e seguro.

Na última quinta-feira, 14 de setembro, discentes do curso de Engenharia Acústica visitaram a Casa Verônica, um serviço de extensão vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, que tem como objetivo promover a Política de Igualdade de Gênero da UFSM por meio do acolhimento, escuta, respeito e empoderamento. A iniciativa da visita foi proposta pela docente Giovanna Zanoni, responsável pela disciplina de Introdução à Engenharia Acústica no Centro de Tecnologia.

Zanoni tem se empenhado em mostrar o ambiente acadêmico como um todo e promover um espaço seguro e diversificado para os discentes, indo além do conteúdo previsto na ementa. Ela destaca: “Tenho buscado trazer informações importantes sobre a Universidade e o convívio universitário. Tivemos também na disciplina a participação do Setor de Apoio Pedagógico do Centro de Tecnologia, palestra da Acústica Jr. (Empresa Júnior da Engenharia Acústica) e também a participação do DAAC (Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica). Para as próximas semanas, iniciaremos o ciclo de palestras profissionais, com a presença de profissionais da área de Acústica.”

A Casa Verônica foi apresentada por Eliz Tatsch, advogada, e Wellington Hack, jornalista, ambos profissionais comprometidos com renovações, mudanças de padrões, garantia de direitos, construção de uma nova sociedade e promoção da liberdade humana. Durante a visita, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pela Casa, ressaltando a importância desse espaço como um facilitador para acessar os serviços de apoio e orientação na Universidade. Muitas vezes, os estudantes enfrentam dificuldades para encontrar a ajuda necessária, especialmente em questões como permanência estudantil e assistência. A Casa Verônica atua como uma ponte entre as diferentes entidades de acolhimento da universidade, auxiliando os alunos a identificar o caminho mais adequado para suas necessidades individuais.

Após a visita, Matheus Vinagre enfatizou que a Casa Verônica desempenha um papel crucial ao reunir as entidades e oferecer orientações personalizadas de acolhimento para os alunos. Ele destacou a importância de fornecer suporte aos estudantes, especialmente quando se sentem perdidos em meio às várias opções disponíveis na Universidade. Lucas Alberto compartilhou sua experiência de vir de Pernambuco para estudar na UFSM e ressaltou a importância de conhecer não apenas a área acadêmica, mas também a cultura e as oportunidades sociais da universidade. Ele elogiou o apoio oferecido pelos docentes e colegas, bem como a colaboração de entidades como a Casa Verônica.

João de Oliveira e Arthur Richter expressaram seus interesses na iniciativa da Casa no combate ao assédio, na descoberta de seus direitos como estudantes da UFSM e na importância do espaço como uma ferramenta a ser transmitida tanto para os estudantes que possam buscar ajuda e orientação em situações desconfortáveis, quanto para a indicação da Casa aos amigos e amigas que enfrentam desafios semelhantes.

A Casa Verônica enfatizou a visita como uma demonstração do compromisso social em criar um ambiente acadêmico seguro e diversificado, promovendo a conscientização sobre questões como assédio, igualdade de gênero e diversidade. A discente Ana Carolina Lameira elogiou a capacidade da Casa Verônica de encaminhar os alunos para uma variedade de serviços, destacando a relevância do atendimento à violência contra mulheres. Ela ressaltou a importância dessas temáticas, especialmente para cursos predominantemente masculinos, como os do CT-UFSM.

Texto por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!