Equipe do Taura Bots participa da competição RoboCore Experience 2023 em São Paulo

Entre os dias 26 e 30 de julho, foi realizada a 18ª edição da RoboCore Experience no Campus Party em São Paulo. A equipe de competição de robótica da Universidade Federal de Santa Maria, Taura Bots, composta principalmente por estudantes das áreas de Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Ciências da Computação, embarcou em uma viagem repleta de tecnologia e inovação. Desde 2005, a RoboCore realiza eventos de robótica no Brasil, incluindo famosos Combates entre Robôs e outras categorias.

A competição tem o propósito de incentivar estudantes das maiores universidades do mundo e apaixonados pelo esporte a desenvolverem novas tecnologias. Por isso, os discentes da UFSM hospedaram-se na área de camping do evento, onde o ritmo do festival não parava por 24 horas seguidas. Além de aproveitar os eventos relacionados à informática, este grande encontro representou um dos momentos mais esperados do ano para os entusiastas da robótica, que aguardam um espetáculo para todos os públicos, os quais assistem e vibram com as batalhas de robôs de até 27 kg.

A equipe Taura Bots representou a UFSM ao participar de duas modalidades de competição: Sumô de Robôs Mini – 500g e VSSS (Very Small Size Soccer). Na categoria Sumô, após um trabalho árduo para ajustar o robô, a equipe conseguiu colocá-lo em funcionamento visando a competição em São Paulo. No entanto, a participação na categoria VSSS apresentou desafios significativos na implementação da inteligência artificial no mundo real. Essa barreira também foi enfrentada por outras equipes participantes da competição. Apesar das dificuldades, essa foi a primeira participação da equipe Taura Bots na modalidade VSSS, o que permitiu que o grupo adquirisse um valioso aprendizado a partir dessas dificuldades.

Embora não tenham conquistado uma medalha nesta competição, o docente Anselmo Rafael Cukla e o membro da equipe, Ícaro Campos, destacam que o fato de terem competido com diversas outras equipes proporcionou uma oportunidade de aprendizado enriquecedora, especialmente ao interagirem e adquirirem conhecimentos das equipes mais experientes nessas modalidades. A RoboCore Experience 2023 não apenas ofereceu uma imersão nas últimas tendências da tecnologia e na cultura da informática, mas também permitiu que os estudantes se desafiassem em um dos maiores eventos de robótica do ano. A experiência da equipe Taura Bots na competição de robótica, apesar dos desafios encontrados, contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades, conhecimento e networking dentro da comunidade de robótica e engenharia.

Com informações de: Prof. Dr. Anselmo Rafael Cukla

Edição por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!