Centro de Tecnologia promove a 16ª edição do “Acolhe, CT!”

O evento deu as boas-vindas aos novos alunos, proporcionando orientação, apresentando atividades e promovendo integração, visando fortalecer o sentimento de pertencimento na comunidade acadêmica.

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Setor de Apoio Pedagógico (SAP-CT), deu as boas-vindas aos calouros e à comunidade acadêmica durante a primeira semana do segundo semestre de 2023 por meio de mais uma edição do “Acolhe, CT!”. O evento tem como objetivo recepcionar os novos alunos e proporcionar um retorno caloroso para a comunidade do CT. Simoni Timm Hermes, pedagoga e chefe do SAP-CT, destacou a importância do projeto: “A gente quer que os alunos novos se sintam em casa, assim como os demais alunos e servidores, sentir-se em casa é o diferencial do CT. Por isso fazemos um coffee break, o diretor do Centro faz a fala de acolhimento dele, temos os alunos voluntários trabalhando aqui no hall para situar os calouros em relação às salas, os anexos e os prédios para então assim tentar trazer uma humanidade nesse envolvimento e integração”.

A programação iniciou no dia 07 de agosto com um café da manhã que ofereceu chás e biscoitos aos participantes, estendendo-se das 7h às 15h de segunda-feira. Estudantes voluntários foram peças-chave ao fornecer informações sobre a localização dos espaços no hall do prédio 7, auxiliando os calouros a se orientarem em seu novo ambiente acadêmico. Ao longo do hall também foi realizada uma Mostra de Projetos contanto com diversos grupos de ensino, pesquisa e extensão do CT apresentando seus trabalhos. A mostra permaneceu aberta durante toda a semana de integração, disponibilizando aos calouros uma visão abrangente das oportunidades disponíveis no âmbito acadêmico.

O “Acolhe, CT!” buscou não apenas orientar os novos estudantes em relação aos espaços físicos, mas também informá-los sobre as atividades extracurriculares, os canais de apoio disponíveis, como o SAP-CT e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O coordenador do DCE, Luiz Boneti, ressaltou o valor de participar do evento: “Estamos muito felizes de participar dessa recepção do CT, nessa conversa inicial o pessoal recebe muita informação, mas é essencial esse primeiro contato para que os estudantes consigam ver as representações existentes na UFSM, as entidades que estão aí. Todo semestre buscamos entrar em contato tanto com os diretórios acadêmicos quanto às coordenações de curso para ver as atividades que estão rolando e conseguir fazer essa apresentação do DCE que depois vai reverberar em eles saberem como podemos ajudar com as suas demandas”.

Depoimentos e Experiências de Alunos

Ana Cláudia Vogel, caloura de Engenharia Civil comentou estar sendo muito bem recebida dentro do CT e de seu curso, em meio às atividades e dinâmicas com seus veteranos ela destacou estar se sentindo abraçada. Luisa Saccol, veterena da Ana Cláudia evidenciou como foi a sua experiência quando caloura e seu esforço para tentar ser a melhor veterana possível: “Sensação incrível poder entrar em uma universidade pública e em um curso tão concorrido como a Civil. Quando eu cheguei também tinha o Acolhe, CT! e foi maravilhoso, todo mundo recepcionou a gente muito bem, fui muito acolhida aqui no CT, eu acho um Centro maravilhoso. A gente pretende ser os melhores veteranos possíveis, principalmente no estudo que a gente se disponibiliza a ajudar porque é uma mudança muito drástica do ensino médio para a faculdade e pretendemos ajudar eles para além de hoje fazendo as atividades, apresentando o Campus e do trote na sexta-feira”.

Ao unir boas-vindas calorosas, apoio prático e apresentação das ricas atividades do Centro, o evento reforçou o sentimento de pertencimento e integração, essenciais para uma jornada acadêmica bem-sucedida.

Confira aqui a cobertura fotográfica.

Texto e imagens por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Notícia vinculada a