Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Disciplina “Ideação de Projetos e Negócios” promove inovação e empreendedorismo no Centro de Tecnologia da UFSM

No último semestre, a Disciplina Complementar de Extensionista (DCEx) “Ideação de Projetos e Negócios”, realizada pela segunda vez no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT-UFSM), teve como objetivo fornecer ferramentas para os alunos desenvolverem projetos e negócios, identificar problemas externos à UFSM e elaborar propostas de soluções. Neste semestre, os alunos receberam como tema o Distrito Criativo de Santa Maria, tema apresentado por Ana Julia Socal, coordenadora do Distrito Criativo na Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Durante o período da disciplina, duas equipes foram formadas, recebendo apoio dos docentes, e apresentaram projetos com grande potencial de impacto. O primeiro projeto consiste em um plano de extensão vinculado ao hangar da Engenharia Aeroespacial, que tem previsão de registro e início no segundo semestre de 2023. Já o segundo projeto abrangeu um plano de negócios para uma empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento do turismo em Santa Maria. O grupo de alunos responsável por essa proposta pretende submeter o plano de negócios ao edital de pré-incubação da Incubadora Pulsar, presente na própria UFSM.

A avaliação dos resultados foi conduzida com a participação de Ana Julia Socal e Carmen Brum Rosa, coordenadora de empreendedorismo da Pro-reitoria de Inovação da UFSM (ProInova). A principal contribuição da disciplina é estimular a extensão no âmbito do CT-UFSM, proporcionando aos estudantes a oportunidade de idealizarem projetos de extensão, atendendo à carga horária mínima prevista nos cursos, geralmente em torno de 400 horas.

Saiba mais sobre a DCEx Ideação de Projetos e Negócios

A disciplina Ideação de Projetos e Negócios foi pioneira, sendo a primeira registrada na UFSM e iniciada no primeiro semestre de 2022. Desde então, vem se mostrando um espaço de criatividade, inovação e empreendedorismo para os alunos. Com oferta regular semestral, a disciplina conta com 30 vagas e será ofertada no próximo semestre nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Produção. Além disso, em caso de vagas excedentes, está aberta para matrícula extracurricular de outros cursos.

A disciplina ministrada pelos professores Lucas Vizzotto Bellinaso, Eduardo Escobar Burger e Mário Fernando Mello, tem perspectiva de continuidade e a possibilidade de ampliar o leque de cursos atendidos.

Com informações de Lucas Vizzotto Bellinaso (lucas@gepoc.ufsm.br)

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!