O diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, e uma comitiva formada por 12 coordenadores de cursos do Centro visitaram o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, dia 13. A comitiva foi recepcionada pela presidente do CREA-RS, a Engenheira Ambiental Nanci Walter, e pela gerente do Núcleo de Apoio às Instituições de Ensino, a Engenheira Agrônoma Elisabete Gabrielli. A reunião visou aproximar a instituição de ensino com o CREA, além de discutir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Durante a manhã, os professores participaram da reunião da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), para falar sobre as atribuições e qualidades da formação do profissional egresso das universidades. Os participantes da reunião buscam o equilíbrio entre o CREA-RS e as universidades para oferecer o melhor para o profissional que deseja entrar no mercado de trabalho. A formação por competências e atribuições foi pauta da conversa entre as instituições após as mudanças promovidas pela reestruturação curricular no Centro de Tecnologia.
O diretor do CT, Tiago Marchesan apresentou os 17 cursos de Engenharia da universidade, que buscam a evolução constante para formar profissionais mais bem qualificados na área. “Os cursos são mais dinâmicos e práticos, fornecendo ao aluno uma metodologia de ensino ativa, voltada em projetar soluções para problemas reais desde o primeiro ano de graduação”, ressaltou Tiago, afirmando que foi construído um currículo mais integrado após um mapeamento do mercado. Ele também afirma que o objetivo do encontro é auxiliar o CREA, que tem o papel de conceder as atribuições profissionais conforme o currículo apresentado no momento do registro e formação do profissional.
Durante a tarde, os professores participaram de reuniões nas Câmaras Especializadas. A Câmara de Engenharia Elétrica contou com a presença da professora Nilza Zampieri. O professor Marco Antonio Silva e o coordenador da Engenharia de Produção, Mario Fernando Mello participaram de uma reunião na Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica
A iniciativa de organizar o encontro foi da ex-professora e ex-diretora do CT, Nilza Zampieri, que já foi a 2ª vice-presidente do CREA-RS e conselheira federal. Ela ressaltou que este foi sempre seu objetivo, “porque entendo que deve existir um equilíbrio entre quem forma e quem concede as atribuições. Quem sai ganhando é o aluno e a sociedade, que vai ter um responsável técnico de qualidade, garantindo a segurança”.
Com informações de: CREA-RS
Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses. Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!