Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pós-graduandos de Engenharia de Produção apontam diretrizes para implementação estratégica de sistemas de gestão de energia



Os pesquisadores Jones Luís Schaefer e Patrícia Stefan de Carvalho, discentes do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção, orientados pelo professor Julio Cezar Mairesse Siluk, publicaram em outubro do ano passado o artigo An MCDM-based approach to evaluate the performance objectives for strategic management and development of Energy Cloud. A produção pode ser encontrada no site ScienceDirect.com, plataforma da editora anglo-holandesa Elsevier, responsável pela revista Journal of Cleaner Production – onde o artigo foi publicado. 

A pesquisa busca listar os objetivos de performance que as organizações que atuam na área de Energy Cloud devem perseguir, levantando diretrizes para o desenvolvimento e implementação estratégico desse sistema. Seus resultados são relevantes para a comunidade envolvida com a área de gestão de energia, especialmente gestores de empresas de energia, ciência de dados e de empresas da área de engenharia de produção, além de engenheiros eletricistas e cientistas da computação.

A Energy Cloud é um conceito inovador que abrange novas formas de gestão de energia pelos usuários dos sistemas elétricos, utilizando plataformas digitais baseadas na computação em nuvem. Diante disso, torna-se importante para as empresas que irão atuar na área conhecer os objetivos de negócio que devem ser estabelecidos e perseguidos para obter sucesso na construção de ambientes regidos por este sistema.

A produção inova ao identificar 12 Pontos de Vista Fundamentais de performance desta nova e emergente modalidade para gestão de energia – analisando suas relações e mostrando que a escalabilidade e interoperabilidade das soluções, aliado ao foco direcionado a redução de custos, são os pontos chave nos negócios relacionados a esta nova forma de gestão de energia. Através de uma revisão da literatura da área e pesquisa com especialistas, os objetivos de performance em questão também foram divididos em: (i) chaves; (ii) indiretos; (iii) independentes e (iv) motivadores. 

mapa mental

O artigo apresenta um modelo de gestão amplo que traz uma perspectiva gerencial para Energy Cloud que pode servir de fio condutor para decisões relacionadas a aspectos tecnológicos, organizacionais, mercadológicos e regulatórios, sendo adaptado de acordo com as especificidades e a amplitude do ecossistema do negócio. Para conferir o artigo na íntegra, acesse o site ScienceDirect.com. 


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa de ensino, pesquisa ou extensão? Conta pra gente! Divulgação de eventosdivulgação de notíciasdivulgação de dissertações e teses

Entre em contato pelo e-mail: ndict@ufsm.br. 

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-3479

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes