Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sediada no CT-UFSM a primeira reunião plenária do CREA-RS fora da Capital



Na última sexta-feira (18), o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Tiago Marchesan, e o reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, foram convidados a participar da mesa de abertura.

Em celebração aos 50 anos da fundação da Inspetoria de Santa Maria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), foram promovidos uma série de eventos no município. Além de reuniões das Câmaras Especializadas do CREA-RS e do Comitê Gestor Mulher, do CDER-RS e da Coordenadoria das Inspetorias, também foi organizada a Sessão Plenária de número 1.825, dia 18, às 14h, no Auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia UFSM. 

Na abertura, durante a sua fala, o atual diretor do Centro de Tecnologia (CT), Prof. Tiago Marchesan, destacou o grande orgulho para a instituição de ser uma das pioneiras a receber essa iniciativa. Na oportunidade, fomentou aos(às) conselheiros(as), como reflexão, que se discutisse sobre as atribuições de cada área da Engenharia levando em consideração a atual diversidade de opções. Usando como exemplo o próprio CT, que atualmente possui onze cursos de graduação em Engenharia, Marchesan contextualiza e propõe:

“Nós temos trabalhado internamente para adequar os nossos currículos às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia, no sentido de integrar mais os currículos básicos e trabalhar com trilhas de formação profissional para facilitar a mobilidade de formação profissional. E aí está o grande segredo de um trabalho conjunto que necessita ser feito com o CREA e com os cursos superiores no sentido de garantir que essas trilhas possuem todos os requisitos que podem dar atribuições dentro das Câmaras Especializadas posteriormente a este aluno, uma vez formado. Este sem dúvida é um grande desafio que nós na academia estamos disposto a discutir e a complementar.”

O Diretor finalizou pontuando que a vinda e aproximação do CREA-RS cada vez maior dentro das instituições de formação de novos profissionais é fundamental para discutir questões como essa que mudaram ao longo dos anos. Antes se tinham no CT quatro Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Agora, são as quatro já citadas, mais: Acústica, Aeroespacial, Ambiental e Sanitária, da Computação, de Controle e Automação, de Produção e de Telecomunicações.

O CREA-RS é o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Nas Sessões Plenárias são apresentados e votados os processos que passam pelo Conselho, entre outras pautas debatidas entre os conselheiros representantes das Entidades de Classe e Instituições de Ensino.

 


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa de ensino, pesquisa ou extensão? Conta pra gente! Divulgação de eventosdivulgação de notíciasdivulgação de dissertações e teses

Entre em contato pelo e-mail: ndict@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-3482

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes