O egresso de Ciência da Computação da UFSM, Rômulo Benedetti, desenvolveu um aplicativo que contribui para a agricultura digital monitorando a produtividade das lavouras de arroz. O software que se chama PlanejaArroz pode ser usado pelo navegador ou pelo celular.
A história começou em 2012, quando a professora Andrea Schwertner Charão encontrou em um evento em Gramado, o professor do Departamento de Fitotecnia do CCR, Nereu Augusto Streck. Eles desenvolviam simuladores de crescimento de plantas, mas eram programas sem interface gráfica, para uso interno do grupo de pesquisa. O desafio era tornar isso mais acessível. “O Rômulo tinha acabado de fazer uma disciplina comigo, 3° semestre do curso, e o convidei para fazer um protótipo. Era uma interface gráfica para desktop ainda”, conta a professora Andrea.
Anos depois surgiu a ideia do primeiro app, não para arroz, mas para gladíolo (flores conhecidas como palma-de-santa-rita). Eles fizeram algumas reuniões no Centro de Tecnologia sobre isso e o egresso Rômulo continuou o trabalho com o grupo do professor Nereu, no Centro de Ciências Rurais.
Clique na imagem a seguir e confira a reportagem da RBS sobre o aplicativo PlanejaArroz:
Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.
Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgação de eventos, divulgação de notícias, divulgação de dissertações e teses.
Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.
Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.