“Acolhe, CT!” promove integração entre os estudantes da UFSM

Nesta segunda feira (11), ocorreu o “Acolhe, CT!”, um evento que desde 2015 promove a integração entre os calouros e veteranos do Centro de Tecnologia da UFSM, idealizado com o objetivo de promover apoio e ajuda aos novos acadêmicos do Centro. A recepção contou com a presença de voluntários que tinham a função de tirar dúvidas e realizar tour-guiado pelos prédios. Os voluntários contam que é essencial que os calouros se sintam bem na universidade desde o primeiro momento: “todo mundo já esteve no lugar deles antes, sempre ficam perdidos, é um lugar novo, pessoas novas, então é importante ter alguém pra guiar e apoiar”, diz Alicia Bassan Ilha, estudante de Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, no hall do prédio 7 aconteceu a Mostra CT, onde se reuniram diversos grupos de acadêmicos com o intuito de apresentar trabalhos e projetos realizados nas áreas de arquitetura, engenharias e computação. Participaram do evento a convite da organização, empresas juniores, coletivos e diretórios acadêmicos. De acordo com Simoni Timm Hermes, diretora da Unidade de Apoio Pedagógico do CT, nos anos anteriores a mostra ficava em segundo plano, mas neste ganhou um espaço maior, devido ao interesse dos alunos, servidores públicos e terceirizados em interagirem com os projetos e atividades.

Luciano Schuch, vice-reitor e ex-diretor do CT, esteve presente para observar a continuidade do projeto: “esse projeto não pode nunca morrer, é bom ver que agora todas as unidades da universidade têm seus projetos de acolhimento, então já se tornou uma cultura de valor às diversidades, esse acolhimento mais humano aos nossos estudantes.”. Ele participou da palestra de boas vindas que foi realizada no Auditório Wilson Aita às 14 horas. Também participaram da palestra coordenadores dos cursos e o diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Bandeira Marquezan. Ele abordou assuntos sobre as mudanças da tecnologia e deu dicas sobre como os alunos devem se manter em constante mudança e se adaptar as novas tecnologias que surgem diariamente. Compartilhou sobre a importância de participar nas atividades extra-curriculares que a universidade oferece, como esportes, cursos de linguas, grupos e bolsas de pesquisa.

O “Acolhe, CT!” ocorre em todos os novos semestres. Quem tiver sugestões quanto a organização da próxima edição, pode enviar um e-mail para ndict@ufsm.br

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

Notícia vinculada a