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Grupos de Pesquisa

Grupos, coordenadores e contatos

O Grupo de Desenvolvimento Motor consiste de profissionais e estudantes que atuam no ensino, na pesquisa e extensão universitária. Em relação as atividades de ensino, o espaço físico do laboratório, bem como de seus materiais e equipamentos dão suporte as aulas teóricas e práticas das disciplinas curriculares de Aprendizagem Motora, Crescimento e Desenvolvimento Motor, Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem, e Fundamentos da Equoterapia, possibilitando aos estudantes de graduação e pós-graduação uma vivência do conteúdo teórico/prático abordados nas disciplinas. Em relação à pesquisa, os alunos engajados nas linhas de pesquisa têm a possibilidade de desenvolver/aprimorar os seus conhecimento em temas específicos e a sua capacidade relativa à produção científica na área do comportamento motor. As atividades de extensão, oferecem à comunidade propostas práticas de atividades físico/motoras e reabilitação, com avaliações de acordo com o objeto da prática vivenciada. Os principais projetos são o de Equoterapia, que encontra-se nas sua quinta fase, com 29 anos de atuação na reabilitação mediado pelo cavalo. Outro projeto é o de capacitação para avaliação motora infantil e a capacitação para a utilização dos aplicativos desenvolvidos para dar suporte na avaliação e intervenção motora de crianças.

 

PROJETO – Animação das Habilidades Motoras Fundamentais – (FMS-Animation)

Descrição: O principal objetivo desse projeto aborda as preocupações atuais sobre as dificuldades de demonstrar e avaliar o desempenho motor de crianças, especialmente crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Por vezes, as crianças não conseguem compreender as tarefas que precisam executar ou como devem realizá-las. Animações são demonstrações dinâmicas que tornam as informações visuais mais atraentes e informativas, facilitando a compreensão das crianças das habilidades motoras fundamentais. O uso de imagens sequenciais e animações das habilidades motoras fundamentais, como suporte pedagógico para processos de demonstração e avaliação, pode minimizar as diferenças e experiências inerentes aos avaliadores durante a instrução e demonstração dessas habilidades.

Além disso, também poderá apoiar a compreensão da criança em tarefas de testagem das habilidades e a compreensão dos critérios fundamentais de desempenho das habilidades motoras. Portanto, adotando os princípios da aprendizagem multimídia e fundamentado no entendimento de que instruções animadas são eficazes para a aprendizagem, este projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar aplicativos com Animação de Habilidades Motoras Fundamentais – FMS-Animation para ser usado como apoio pedagógico para a avaliação, o ensino e aprendizagem de habilidades motoras fundamentais. Google Play – https://play.google.com/store/search?q=fundamental+motor+skills&c=apps

 

PROJETO – Avaliação dos Estímulos Produzidos pela Intervenção com Equoterapia sobre Variáveis Cinéticas e Cinemáticas de Sujeitos Saudáveis e Patológicos

Descrição: Equoterapia vem sendo reconhecida nas últimas décadas por permitir a integração de diferentes sistemas sensoriais. Baseia-se na prática equestre e na equitação, sendo caracterizada como uma técnica de reabilitação motora e mental. É um método extremamente rico, que solicita a participação de todo o organismo do indivíduo. Apesar de seu inegável potencial terapêutico, a produção de conhecimento sobre o tema é ainda reduzida e limitada. Há ainda, a necessidade de comprovação científica de uma demanda muito grande de adequações metodológicas e padronização de procedimentos. Sendo assim, o propósito deste projeto consiste em avaliar os estímulos produzidos pela intervenção com equoterapia sobre

variáveis cinéticas e cinemáticas em função das características neuromotoras, dos equipamentos e das propriedades físicas do piso utilizados na intervenção. São sujeitos deste estudo pessoas, de ambos os sexos, com idade a partir de cinco anos, sem limite de idade, com paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, Parkinson, traumatismo cranioencefálico, esclerose múltipla, ataxias cerebelares ou síndrome de Down. Também fazem parte como parâmetros de referência, sujeitos normais, com a mesma faixa de idade, sem restrições ou contraindicações para andar a cavalo. Conforme as características e capacidades funcionais são avaliados o controle postural, equilíbrio estático e dinâmico em pé e sentado, marcha, atividade neuromuscular e acelerações corporais.

Contato: Salas 1021 a 1027 do Centro de Educação Física e Desportos – Fone (55) 3220-8877

Contatos/divulgação

Facebook – https://www.facebook.com/gepesmufsm

Instagram – https://www.instagram.com/gepesm_ufsm

 

O Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero – GEDCG, nasceu em abril de 2010, sendo a 1ª fase finalizada em 2015. Entre 2015 e 2021 a 2ª fase do projeto foi desenvolvida e agora, propomos a 3ª fase para ser efetivada nos próximos 5 anos. Nesses 12 anos, realizamos projetos na educação física escolar, na formação profissional, em artefatos culturais e no contexto esportivo através da extensão, do ensino e da pesquisa.
Nesse período, acolhemos estudantes da graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), da Especialização em Educação Física escolar, do Mestrado em Gerontologia e do Mestrado em Educação Física, buscando a formação de sujeitos comprometidos com um mundo mais igualitário, questionadores de estereótipos e inovadores no que diz respeito às estratégias de aula utilizadas e as metodologias de investigações qualitativas experimentadas.
A manutenção do grupo de pesquisas é fundamental para ampliar e aprofundar os estudos nas temáticas alvo, sobretudo, compreendendo os fenômenos contemporâneos como o “fitninspiration” que produz representações que resultam em arquiteturas corporais que mobilizam diferentes percepções. A pandemia de covid-19 canalizou para as redes sociais as pedagogias que ensinam a produzir e cultivar certos designs corporais e nesse território emergem influenciadores/as digitais que promovem estilos de vida que ao fim respondem ao modelo fitinspiration. Compreender a articulação desse modelo com as redes sociais e as percepções de jovens e adultos é ponto central para a área da Educação Física.
Ao mesmo tempo, nos interessam as boas práticas de gestão das relações de gênero em contextos de práticas corporais e esportivas, uma vez que os estudos de gênero já encontram certa maturidade na educação física brasileira. Resta saber se essa excelência já pode ser mapeada nas aulas de educação física escolar.
Por fim, e não menos importante, estudos afetos à sexualidade e seus desdobramentos têm encontrado um terreno ainda não explorado nas ciências do movimento, cuja lacuna buscamos atender, ainda que parcialmente.
Tanto os estudos acerca das representações de corpo, quanto aos que perscrutam as relações de gênero ou as sexualidades, serão pautados e investigados a partir de metodologias ainda pouco exploradas no contexto da educação física brasileira, cujas premissas envolvem o uso de múltiplas metodologias visuais em conexão com as redes sociais. Tais metodologias atravessarão projetos de pesquisa, ensino e extensão posicionando as fotografias e os vídeos no centro de suas estratégias investigativas e/ou de ensino/aprendizagem.

Lista de Participantes

Contatos/divulgação

angelita@ufsm.br
Sala 1037 do CEFD

Facebook – https://www.facebook.com/profile.php?id=100006110028462

Instagram – https://www.instagram.com/gedcg_ufsm

Contatos/divulgação

Facebook – https://www.facebook.com/gepbrasilufsm

O Grupo de Pesquisa Aplicada ao Treinamento de Força (GPATF), criado em 2023 tem como objetivo investigar os efeitos do treinamento de força nas respostas fisiológicas, mecânicas e de desempenho, com aplicações direcionadas ao contexto da prática.

Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento de força nas respostas fisiológicas, mecânicas e de desempenho, com aplicações direcionadas ao contexto da prática.

Contato: @gpatf e sala 1046 do CEFD

Lista de Participantes

O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Desporto e Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria – GEPSDEF – criado em 29 de novembro de 2021 e carinhosamente chamado de GEPS, reúne alunos e professores do Brasil e Exterior interessados em desenvolver pesquisas socioculturais na área de Educação Física e Desporto tendo como referenciais teóricos autores clássicos e contemporâneos. Tem o intuito de estudar e pesquisar os diversos fenômenos socioculturais da área de Educação Física e Esporte. Atualmente conta com diversas publicações na área.

Atualmente o grupo está envolvido em pesquisas referente às práticas de lutas corporais gaúchas como a esgrima Criolla bem como a influência da ética cristã no ocaso das práticas corporais no antigo Império Romano, em especial os espetáculos entre Gladiadores.

 

Objetivo: Estudar e pesquisar os diversos fenômenos socioculturais da área de Educação Física e Esporte.

 

Contatos/divulgação

Email: thiago.pimenta@ufsm.br

Lista de Participantes

Live de lançamento do Livro Fundamentos dos esportes individuais de alto rendimento

Live A GÊNESE DAS LUTAS CORPORAIS: perspectivas teóricas

Live Doutor Thiago Pimenta em Karate Virtual: Gênese das Artes marciais

O Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GPFORPP) inicia um movimento de produção de conhecimento e de proposições pedagógicas para a prática de intervenção em Educação Física com o compromisso de promover estudos e pesquisas relacionadas à formação de professores com ênfase na apropriação dos conhecimentos específicos da área da Educação Física na perspectiva Crítico-Emancipatória e da Cultura de Movimento (KUNZ, 2012, 2014), estabelecendo as relações necessárias com a formação inicial, continuada e em serviço, assim como identificar, analisar e produzir conhecimento acerca das práticas pedagógicas e das metodologias de ensino da Cultura de Movimento e do Movimento Humano à luz da Fenomenologia e da Teoria do Se-Movimentar (KUNZ; SANTOS, 2009), tendo como foco o contexto escolar, estabelecendo e propiciando o desenvolvimento da tríade universitária com vínculo imanente entre ensino, pesquisa e extensão, comprometido com os anseios e necessidades de comunidade acadêmica e em geral.

 

OBJETIVOS: trazer à cena e apresentar a organização e o desenvolvimento das ações do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e em Práticas Pedagógicas da Educação Física, situado no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (GPFORPP/CEFD/UFSM). 

O Grupo de Excelência em Lutas – GEL – criado em 2014 através de duas Universidades particulares na cidade de Curitiba/PR, e cadastrado no CNPq em 05 de outubro de 2023 após sua mudança para a UFSM, reúne alunos e professores pesquisadores de todo o Brasil visando estudar todas as manifestações que envolvem a performance desportiva de atletas lutadores. Atualmente conta com diversos participantes, tendo em sua composição nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e alunos bolsistas e voluntários dessas áreas vitais para o desenvolvimento atlético performático, e está também cadastrado como projeto de extensão atendendo atletas de diversas modalidades desportivas de combate com avaliações físicas e periodização de treinamento. Além da parte prática. produz artigos acadêmicos fruto dos estudos com atletas lutadores.

Objetivo: Visa estudar todas as manifestações que envolvem a performance desportiva de atletas lutadores.

Contato: thiago.pimenta@ufsm.br

Lista de Participantes