Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD

Lançamento Aplicativo Fundamental Motor Skills (FMS)

Técnico-Científicos Publicado: 22 março 2023 - 15:07 Última modificação: 22 março 2023 - 15:57 Ouvir

Complexo didático e artístico (CDA) - Santa Maria

24/03/2023 10:30 - 24/03/2023 12:00

Descrição

Aplicativo para avaliação do desempenho de habilidades motoras fundamentais de crianças.

O aplicativo FMS foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O aplicativo Fundamental Motor Skills (FMS) foi desenvolvido para auxiliar profissionais das áreas da saúde e educação, bem como para pais e crianças. O FMS é um suporte visual para a demonstração das habilidades motoras fundamentais durante a avaliação do desempenho motor, instrução e prática das habilidades motoras. Possui critérios para avaliar o desempenho na execução das habilidades motoras. Pode ser utilizado para motivar e encorajar as crianças para a prática das habilidades.
A execução de cada habilidade retrata um modelo proficiente, com critérios motores específicos para cada habilidade, elaborados a partir da literatura pertinente. A utilização desses critérios auxilia como referência na avaliação do desempenho motor, na instrução e no planejamento de tarefas que promovam o desenvolvimento infantil.
App FMS possui figuras sequenciais ilustrativas, e respectivas animações, com quatro opções de personagens que demonstram a execução de 21 habilidades motoras fundamentais de equilíbrio, locomoção e com bola.

Docentes responsáveis pelo projeto

posgraduacao.cefd@ufsm.br

Complexo didático e artístico (CDA)

Avenida Roraima - 1000 - Camobi - Prédio 54