Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
14/10/2024 00:00 - 18/10/2024 00:00
Descrição
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CURRÍCULO E DIDÁTICA
Tema: As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física
Universidade Federal de Santa Maria (RS, Brasil)
14 a 18 de outubro de 2024
Objetivo do evento:
- Evidenciar as contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física;
- Debater modelos de formação inicial em Educação Física no Brasil e na Europa;
- Implementar ações acadêmico-científicas interinstitucionais para ampliar e fortalecer o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais;
- Contribuir com o fortalecimento de Programas de Pós-Graduação na área da Educação Física e áreas afins.
Realização:
Centro de Educação Física e Desportos – Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM)
Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM)
Instituto de Ciência do Esporte e Pedagogia do Movimento – Universidade Técnica de Braunschweig (TU-BS, Alemanha)
Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUÍ
Centro de Mémoria do Esporte – UFRGS
Universidade Estadual de Maringá
Programação
Data | Manhã | Tarde |
14/10/24
Segunda-feira |
Horário: 15h às 17h
Reunião acadêmica sobre os Acordos de Cooperação Internacional com Alemanha, Espanha e Portugal com docentes/gestores do CEFD e da UFSM. Local: Sala de Reuniões CEFD |
|
15/10/24
Terça-feira
|
Horário: 09h
Local: Prédio 18/CCNE – Auditório C – Campus sede UFSM _____________________________ Horário: 10h30min Conferência de abertura: “O papel dos Acordos de Cooperação na Internacionalização das Universidades” – Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann (Alemanha) Mediador: Prof. Dr: Elenor Kunz (UFSC) Local: Prédio 18/CCNE – Auditório C |
Horário: 14h
Conferência: Produções e Contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e Educação Física Brasileira. Profª. Tit. Janice Mazzo (UFRGS) Prof. Dr. Valter Bracht (UFES) Mediador: Prof. Dr. Wenceslau Virgilio Cardoso Leães Filho Local: Prédio 18/CCNE – Auditório C |
16/10/24
Quarta-feira |
Horário: 09h às 12h
Conferência: As contribuições do Prof. Dr. Reiner à Educação e Educação Física no Brasil – Formação de professores. Prof. Dr. Amauri A. B. de Oliveira (UEM/PR) Profª. Drª. Celi Nelza ZulkeTaffarel (UFBA/UFAL/UESC) Mediador: Prof. Dr. Giovani de Lorenzi Pires Local: Prédio 18/CCNE – Auditório C |
Horário: 14h às 17h30min
Apresentação de Trabalhos Local: Sala 314, Prédio 16B, Centro de Educação ____________________________________ Horário: 16h30min às 17h30min
Apresentação: Editora Unijuí
Apresentação: Prof. Dr. Thiago Pimenta, editor da Revista Kinesis do CEFD. Mediador: Profª Drª Daniela Lopes dos Santos |
17/10/24
Quinta-feira
|
Horário: 09h às 12h
Conferência: As contribuições do Prof. Dr. Reiner à Educação e Educação Física na Europa Espanha: Prof. Dr. Nicolás Júlio Bores Calle (Universidad de Valladolid, Espanha, Campus Palência) Alemanha: Prof. Dr. Klaus Wichmann (TU-BS), Dr. Heike Beckmann (TU-BS), Prof. Dr. Ralf Lagin e Jürgen Funke (videoconferência/apresentação) Portugal: Prof. Dr. Antônio José D. Faustino, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) Local: Prédio 18/CCNE – Auditório C |
Horário: 14h às 17h
Oficina de movimento: “Correr” Ministrante: Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann Vagas: 50 (vagas limitadas) Local: Ginásio Didático do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM Mediador: Profª Drª Maria Cecília Camargo
|
18/10/24
Sexta-feira
|
Horário: 09 às 12h
Mesa redonda: “A importância de um CENTRO DIDÁTICO à formação de professores no Brasil”: desafios e possibilidades. Expositor: Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann Debatedores: Prof. Dr. Jerônimo Tybusch, Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Profª. Drª. Valeska Fortes de Oliveira (CE-UFSM). Prof. Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí). Mediador: Prof. Dr. Alberto Reinaldo Reppold Filho (UFRGS). |
|
*Programação sujeita a ajustes
Inscrição
Inscrição para participação
Período das inscrições: até 11/10/2024
Formulário de inscrições: https://forms.gle/mni1z7i2mW5fNmqv7
Inscrições gratuitas
_____________________________________________________________________________________________________
1. APRESENTAÇÃO
Durante o III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CURRÍCULO E DIDÁTICA, ocorrerá exclusivamente a exposição de Pôsteres.
As submissões poderão ser de trabalhos originados de pesquisas concluídas ou em andamento ou relatos de experiência.
Leia atentamente as Diretrizes de Submissão antes de enviar seu trabalho.
Não se esqueça de acessar o TEMPLATE (modelo de arquivo a ser enviado) para a estruturação de seu texto.
Em caso de dúvida, escreva para: sief@ufsm.br
2. CRONOGRAMA
Início das submissões: 29 de julho de 2024
Prazo final para submissão: Prorrogado até 08 de setembro de 2024 (em virtude do elevado número de solicitações, o prazo foi estendido)
Divulgação dos trabalhos aprovados, via e-mail: 16 a 20 de setembro de 2024
Apresentação (Sessão de Pôsteres): 16 de outubro de 2024
3. EIXOS TEMÁTICOS
Os trabalhos deverão ser redigidos considerando um dos seguintes eixos temáticos e as contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física:
3.1 Formação de professores/as
Este eixo refere-se aos trabalhos voltados à formação de professores considerando as competências pedagógicas para a formação inicial e continuada em Educação Física; o currículo modularizado de formação de professores/as de Educação Física; e o Centro Didático de formação de professores/as.
3.2 Prática pedagógica
Este eixo refere-se aos trabalhos voltados à prática pedagógica relacionados às Oficinas de movimento; à Escola em Movimento/Escola Móvel; aos Campos de movimento; aos Campos de Experiência e de aprendizagem; e à transposição/transformação didática. Currículo de educação física inclusiva e educação esportiva.
3.3 Fundamentos
Este eixo refere-se aos trabalhos voltados aos fundamentos das Teorias do movimentar-se; da Escola em Movimento/Escola Móvel; dos Campos de movimento; dos Campos de experiência e de aprendizagem; do Currículo modularizado; do Centro Didático de Formação de Professores/as; e da Concepção de Aulas Abertas às Experiências. Concepção de Educação Física aberta e orientada para o aluno.
4. NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS RESUMOS
Os trabalhos deverão ser enviados no formato de Resumo Expandido em duas versões: uma com a identificação dos/as autores/as e outra, sem a identificação.
A submissão do trabalho deverá ser realizada pelo site do evento no link: https://forms.gle/qEhZiWorDkaSUn3RA
O resumo expandido deverá conter: Título, Identificação dos autores, 3 (três) palavras-chave, introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais (estes subtítulos deverão ser escritos em negrito no texto) e referências (conforme normas da ABNT).
O Resumo Expandido deve ter extensão mínima de 4.000 e máxima de 5.000 caracteres (contando espaços e todos os elementos requeridos a esse formato – títulos, texto, notas, referências).
O arquivo deve estar formatado conforme as instruções abaixo:
– Extensão em pdf;
– Margem superior e esquerda com 3 cm;
– Margem inferior e direita com 2 cm;
– As páginas não devem estar numeradas;
– Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o texto e tamanho 14 apenas para o título.
– As notas de rodapé e citações com mais de três linhas devem ser redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 11.
– Espaçamento entre linhas 1,5 (não utilizar espaços diferenciados entre parágrafos – antes e depois);
– Alinhamento do texto justificado.
– Alinhamento das referências utilizadas no texto à esquerda.
____________________________________________
Informações importantes para submissão de trabalhos
Prazo final para submissão: 08 de setembro de 2024
Formulário de submissão: https://forms.gle/qEhZiWorDkaSUn3RA
Template do resumo sem identificação: https://docs.google.com/document/d/1DPX6p3XLvJQGAF_clDizVsOjcNTvWMed/edit?usp=sharing&ouid=107104005234404042008&rtpof=true&sd=true
Template do resumo com identificação: https://docs.google.com/document/d/1QS0DXtiJFspK6kOy515CIYNcv_zq0jLv/edit?usp=sharing&ouid=107104005234404042008&rtpof=true&sd=true
Norma para submissão: https://drive.google.com/file/d/1JBLRydWoJQq21J853uDYQ48Db7kcrqvO/view?usp=sharing
Template do pôster: https://docs.google.com/presentation/d/1ai7uHH01oN7xGRWG5pEZJDp44im8WMdM/edit?usp=sharing&ouid=107104005234404042008&rtpof=true&sd=true
Maiores informações: sief@ufsm.br
________________________________________
TRABALHOS APROVADOS
Trabalhos aprovados para apresentação no evento.
Título do trabalho | Autores(as) |
A IMPORTÂNCIA DA DOCÊNCIA ORIENTADA NO MESTRADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO E REABILITAÇÃO | Juliana Jungs de Almeida, Angelita Alice Jaeger. |
QUANDO O EXERCÍCIO DA PESQUISA ENCONTRA O FAZER DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E POSSIBILIDADES | Matheus Avila Froehlich, Eliane Ferreira Umpierre, Phillip Vilanova Ilha |
CRIANÇA CIDADÃ: UM PROJETO NA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS | Viviane Preichardt Duek; Daniele Rorato Sagrillo; Marta Iris Camargo Messias da Silveira |
O IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DURANTE A DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | Camilly Marques Vieira Campello, Phillip Ilha Vilanova, Eliane Ferreira Umpierre |
A ESCOLA MÓVEL NO BRASIL: O QUE/COMO É? | Rafaela Müller Fidencio, Phillip Vilanova Ilha, Daniele Rorato Sagrillo |
PEDAGOGIAS DO CORPO NA MUSCULAÇÃO | Carla Thaiane Weiss Siqueira, Angelita Alice Jaeger. |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO | Milena Pinheiro Brum, Maria Esther Gomes de Souza; Rosalvo Luis Sawitzki. |
INCLUSÃO ATRAVÉS DAS RELAÇÕES DE MOVIMENTO DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIAS NA UFSM | Marcele Sachete Dorneles, Felipe de Lima Gaspary, João Vitor Zibell, Mateus Manchini Rodrigues, Laura Martins, Artur Carloto Gindri, Sabrina Friedrich Stefanello, Eduarda Larissa Dahlke, Amanda Ziech Negrello, Ana Júlia Knorst, Júlia Carlos Corrêa, Rafaela Muller Fidencio, Luciana Erina Palma. |
O BRINCAR E AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Álvaro Silva Pivetta, Maria Cecilia da Silva Camargo |
PERCEPÇÃO DISCENTE DIANTE DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS: POTENCIALIDADES E FATORES LIMITADORES | Laura Martins, Gustavo Deuschle, Phillip Vilanova Ilha. |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZANDO CADEIRAS DINÂMICAS DE MOVIMENTO – RELATO DE EXPERIÊNCIA | Guilherme dos Santos da Silva, Daniele Rorato Sagrillo. |
ESCOLA DE VÔLEI EM DUAS LÍNGUAS: PORTUGUÊS E LIBRAS | Maria Esther Gomes de Souza, Milena Pinheiro Brum |
ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) E A UNIVERSIDADE TÉCNICA DE BRAUNSCHWEIG (TU-BS): RESULTADOS E PERSPECTIVAS. | Marli Hatje; Luciana Erina Palma |
A BNCC E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR E DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA | Fabiane Rossato Manfio, Maristela da Silva Souza |
CARÊNCIA DE INFRAESTRUTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE SANTA MARIA | Kelin Streb Artmann, Phillip Vilanova Ilha e Eliane Ferreira Umpierre |
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO PROJETO “ESCOLA MÓVEL” | Daniele Rorato Sagrillo, Márcia Morschbacher, Phillip Vilanova Ilha. |
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS SEM QUADRAS COBERTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS | Eduardo Peres Prass, Daniele Rorato Sagrillo |
PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A CONCEPÇÃO DE AULAS ABERTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA | Diego Grasel Barbosa; Andressa Ribeiro Contreira; Inês Amanda Streit; Patric Paludett Flores |
AULAS ABERTAS ÀS EXPERIÊNCIAS: ENSINO ORIENTADO NA COMUNICAÇÃO | Rodrigo Tetsuo Hirai, Carlos Luiz Cardoso |
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA TRANSIÇÃO EM ANDAMENTO | João Gabriel Gewehr |
CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Heloisa Elesbão, Maria Cecília da Silva Camargo |
PROJETO SALA DE AULA “MÓVEL” | Daniele Rorato Sagrillo, Caroline Ferreira Brezolin, Cibele Rodrigues Rodrigues, Cinara de Fátima Zanini Saab, Marli Hatje |