No último sábado (16) reuniram-se gestores de empresas de Santa Maria e os professores coordenadores do Grupo de Laboratórios Associados – GLAss, composto pelo Laboratório de Bioquímica do Exercício – BIOEX, Laboratório de Biomecânica – LABIOMEC, Laboratório de Fisiologia do Exercício – LAFIEX e Laboratório de Cineantropometria – LABCINE.
Na ocasião, fora apresentado aos presentes a abertura da prestação de serviços ao público. Antes restrito à atletas da UFSM e outras equipes, em razão de ser uma etapa obrigatória do projeto, os serviços dos laboratórios componentes do GLAss agora são acessíveis para a comunidade, não sendo necessário vínculo com a Universidade.
O Glass foi criado em 2018 para realizar avaliações de atletas de alto rendimento. Em 2022, a iniciativa foi contemplada em um edital do Ministério do Esporte que viabilizou a compra de equipamentos. O coordenador do Glass, Luiz Fernando Royes, conta que os testes realizados nos indivíduos englobam habilidades essenciais – incluindo força, agilidade e resistência cardiorrespiratória.
As quatro áreas que compõe o Glass
Bioquímica: É a área responsável por analisar os biomarcadores que permitem elaborar treinamentos físicos específicos para o corpo de cada pessoa, além de ser capaz de fornecer dados que demonstram se está cansado(a), ou se pode vir a desenvolver lesões. Para realizar tais observações, é coletada uma amostra de sangue ou saliva da pessoa, que possibilita observar marcadores de estresse inflamatório e de overtraining, por exemplo. As análises são feitas no laboratório de bioquímica da UFSM.
Cineantropometria: Esse campo de atividades, executadas no LABCINE da UFSM, dá parâmetros acerca da composição corporal do esportista, como a espessura de fibras e o composto de líquidos, aspectos que permitem determinar se a pessoa está em um macrociclo de treinamento, por exemplo.
Biomecânica: Área voltada para o estudo do movimento e da força da pessoa, estimando como a relação entre esses dois aspectos pode melhorar o desempenho do profissional. O laboratório (LABIOMEC) desse setor pode ser comparado com os melhores do país.
Fisiologia: Analisa como a pessoa está em relação a parâmetros biofisiológicos, que estudam frequência cardíaca, pressão arterial e capacidade máxima de captação de oxigênio, por exemplo. Tais atividades são realizadas no laboratório de fisiologia do exercício da UFSM.
Por meio de todas essas análises, as equipes passam a deter o histórico completo de cada pessoa, conseguindo, desse modo, trabalhar para que ele atinja seu potencial máximo, enquanto esportista.
Para maiores informações, contatar diretamente o GLAss através do instagram (@glass.ufsm) ou pelo email glass@ufsm.br
Texto: Régis Augusto Albanese Diniz, Subdivisão de Comunicação/CEFD – com recortes de textos de Laurent Keller, acadêmica de jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM (2022); Gabrielle Pillon, acadêmica de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias (2023), e Thais Immig, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias (2023).
Edição: Régis Augusto Albanese Diniz, Subdivisão de Comunicação/CEFD