Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD

Nota: Retorno das atividades

Inicialmente a Direção, Chefias e Coordenação de Cursos gostaria de expressar nossa solidariedade  a todos/as que foram afetados pela recente tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. Estamos cientes de que os danos materiais e emocionais são incalculáveis e nos colocamos à disposição para colaborar nesse difícil processo de reconstrução.

Em reunião no CEFD, na manhã do dia 20/05, com a presença da direção da unidade, coordenadores de cursos e chefes de departamentos, foi discutida a forma de retorno às atividades que foram suspensas devido ao evento climático das enchentes no RS.  Após várias considerações e trocas de ideias, foi decido que no CEFD este retorno se dará, de acordo com a Instrução Normativa da 007/2024/PROGRAD/PRPGP/PRE/CEBTT, e posteriormente com a Nota de Alteração do Cronograma de Retorno de forma gradual e flexível. Desta forma, esta semana (de 20 a 24 de maio) será priorizado o reinício gradual das atividades e acolhimento dos alunos no nosso CEFD, tendo como foco o entendimento da realidade e de atendimento a situações de vulnerabilidade física e/ou emocional.

Vale destacar, que as Greves dos Docentes e a dos Técnicos Administrativos em Educação da UFSM, continuam em andamento,. Portanto, temos professores que continuarão sem dar aulas em função da greve (como já estavam antes das enchentes) e outros que darão aulas, pois não aderiram à greve. Todos terão seus direitos respeitados, pois a autonomia docente é uma das principais características das Instituições Federais de Ensino.

Discentes que não tiverem condições de se fazerem presentes às aulas, devido aos problemas causados pela enchente, também terão seus direitos respeitados de acordo com a Instrução Normativa supracitada, isto é, “direito do não comparecimento às aulas e atividades acadêmicas sem o registro de faltas, mediante justificativa apresentada em processo do tipo regime de exercícios domiciliares, que pode ser aberto antes ou depois da ocorrência das atividades” e “o Trancamento Total no primeiro e segundo semestre de 2024 será flexibilizado, podendo ser requerido fora do prazo e não computando no número limite definido no Projeto Pedagógico do Curso”.

Aos estudantes, solicita-se que conversem com os professores das disciplinas que estão cursando, até para que estes possam entender as suas necessidades. É importante também que colaborem com os levantamentos elaborados pela universidade e pelas coordenações de cursos, para que se possa conhecer melhor a atual realidade dos nossos alunos.

Aos professores, solicita-se que os direitos dos alunos sejam respeitados e que se façam disponíveis para conversar e sanar suas dúvidas. Observa-se também que não sejam aplicadas avaliações nas duas primeiras semanas de retorno às atividades, garantindo que os estudantes não sejam prejudicados.

Convidamos todos para uma roda de chimarrão na próxima quarta-feira, (22/05) a partir das 9h no Hall de Entrada do CEFD, para que possamos conversar, tirar dúvidas e seguirmos construindo essa retomada das atividades acadêmicas do CEFD, considerando o delicado momento que vivemos.

Esperamos que todos fiquem bem e, principalmente, se cuidem.

Direção, Coordenações e Chefias de Departamentos do CEFD.