As experiências de Dança na escola de estudantes de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram compiladas na obra “Práticas de Dança na Escola: experiências com crianças e adolescentes desenvolvidas no PIBID”, que será lançada dia 18 de maio, no evento online Dança e Formação Docente. A obra, organizada pela coordenadora do projeto, Neila Baldi, reúne textos reflexivos sobre as vivências na escola, na disciplina Artes, em três escolas públicas, durante o período de 2018 a 2020, e atividades desenvolvidas na educação básica.
“A ideia do livro é servir de guia para estudantes de licenciatura e professores/as de Dança que trabalham na escola, com alternativas de proposições”, explica a organizadora do livro, que foi escrito pelos(as) estudantes e professoras que integraram o PIBID-Dança da UFSM. Ao todo são 30 atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes, divididas em faixa-etárias.
O lançamento do livro ocorre dentro da oficina Dança e Formação Docente, promovida Pibid-Dança, abrindo o calendário acadêmico da UFSM. A oficina ocorre das 15h às 17h e o lançamento será ao final do evento. As inscrições estão abertas até 14 de maio pelo email: pibiddancaufsm@gmail.com. As vagas são limitadas e gratuitas.
A oficina contará com atividades desenvolvidas pelo Pibid-Dança e que compõem o livro: Práticas de Dança na Escola, adaptadas para o ensino remoto pelos atuais integrantes do Pibid-Dança. Também serão realizadas atividades pesquisadas pelo grupo atual do PIBID-Dança para o ensino remoto. O evento é aberto a estudantes e profissionais de Dança, Pedagogia e demais áreas interessadas na docência e Dança.