Como é de conhecimento, o Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria não retornou às atividades didáticas no dia 20 de maio de 2024, tendo em vista que foi priorizado pela Direção, e respectiva comunidade acadêmica, o tempo necessário para a realização da manutenção na infraestrutura do prédio 16B e o investimento em segurança na sua reutilização pelos estudantes e servidores(as).
Além disso, a Comunidade do Centro de Educação vem se mantendo e continuará solidária, congregando esforços e iniciativas de apoio às pessoas atingidas pela catástrofe climática que atingiu o RS.
Nesse sentido, nos dias 27 a 29 de maio de 2024, foram realizadas atividades híbridas e on-line de acolhimento a estudantes de cursos de graduação e pós-graduação (presenciais e EaD), bem como a servidores(as) do CE: reuniões de cursos, acolhimento Pró-reitoria de Graduação, roda de conversa com servidores(as), live sobre Biopolítica e Catástrofe.
Quanto a infraestrutura do CE, nesta quarta-feira, dia 29 de maio, a Pró-reitoria de Infraestrutura da UFSM emitiu um parecer técnico, manifestando que, após vistoria realizada às instalações do prédio 16B, foi constatado que a edificação não apresenta risco estrutural iminente, mas que ainda permanecem infiltrações em alguns locais, causadas por defeitos em calhas, rufos e algerosas, bem como em tubulações de descida de águas da chuva, cujas causas já estão sendo corrigidas. E que, também, algumas salas devem permanecer não sendo utilizadas em virtude da situação de insalubridade e da necessidade de manutenções que estão sendo realizadas.
O prédio 16B é indispensável para o funcionamento do Centro de Educação e, além de atividades administrativas, neste espaço, em especial, são realizadas as atividades formativas dos cursos de graduação da Unidade e de várias disciplinas de cursos de graduação de outras Unidades da UFSM.
Assim, a Direção, em conjunto com o Núcleo de Infraestrutura do CE, vem adotando medidas de rearticulação dos horários de utilização das salas disponíveis no prédio 16B e no prédio 16, para que sejam priorizadas para os cursos do CE, enquanto a manutenção não estiver concluída e o prédio 16B esteja totalmente apto a ser utilizado.
Docentes e técnicos administrativos, que não estejam exercendo seu direito de greve, assim como estudantes, que tenham dúvidas sobre as salas onde serão ministradas as disciplinas, deverão solicitar informações junto aos cursos de graduação e pós-graduação ou observar os informes do novo ensalamento nos respectivos murais.
Direção do Centro de Educação
29/05/2024