A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, nesta quinta-feira (14), o lançamento de uma campanha de promoção e prevenção da saúde mental, em alusão ao Setembro Amarelo. Além da campanha, estão previstos cursos, discussões e criação de uma política institucional de saúde mental e protocolo de encaminhamento em situações de crise.
A iniciativa, em alusão ao Setembro Amarelo, também traz o lançamento da página oficial do Comitê de Saúde Mental (COSAME) da UFSM. Entre as atribuições do Comitê, estão discussões, já em andamento, sobre a criação de uma política institucional de saúde mental para a Universidade. Na página do COSAME, é possível encontrar materiais de leitura, consulta e interação para auxiliar na compreensão e na promoção da saúde mental.
Para complementar esses esforços, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) também anunciou o lançamento de um curso de capacitação especializado voltado para os servidores da UFSM, intitulado “Capacitação sobre Bem-Estar e Acolhimento no Ambiente Universitário”. O curso é dividido em três temas:”Quem é o Estudante Universitário Atual?”; “Saúde Mental e seus Transtornos”; e “Psicoeducação da ansiedade”. As inscrições devem ser feitas individualmente para cada um deles através do Portal de Capacitação e iniciam no dia 18 de setembro.
No dia 10 de outubro, durante o Seminário de Gestão da UFSM, está prevista a apresentação de um protocolo de encaminhamentos em situação de crise. Esse protocolo está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho constituído por profissionais da saúde e com representantes de todos os campi.
Além disso, a equipe educação-saúde da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/UFSM) elaborou cartas direcionadas aos servidores e estudantes. Nos documentos, são encontradas informações, orientações e indicações de serviços e atendimentos que podem ser realizados. A promoção da saúde mental na universidade é uma responsabilidade compartilhada por todos.
Fonte: site da UFSM.