Docentes do CE rejeitam minuta de progressões e promoções previstas para a carreira
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No último dia 05, às 16h no auditório Audimax, o corpo de docente do Centro de Educação (CE) reuniu-se para debater o teor da minuta de Resolução, proposta pela Administração Central da UFSM, que trata da progressão e promoção da carreira de professor, a qual “Estabelece/aplica os critérios para a promoção e à progressão de docentes da carreira do Magistério Superior do Quadro Permanente no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”. Segundo os/as participantes, o documento altera a pontuação didática e minimiza as atividades que proporcionam o alcance de promoções e progressões, desvalorizando o trabalho docente, sendo rejeitado por unanimidade. Além disso, nas falas dos/as docentes, ficou evidente a contrariedade com o processo não dialógico e verticalizado de construção desta proposta, sem motivo que justifique a modificação da atual Resolução.
Após as manifestações, os/as docentes decidiram: 1) rejeitar totalmente a minuta proposta, solicitando que o processo de discussão seja reiniciado e conduzido de maneira democrática; 3) que um(a) representante da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) passe a integrar o Grupo de Trabalho (GT); 2) que a Reitoria, no cumprimento do regimento da UFSM, desfaça o GT criado para esta finalidade, e delibere esta função à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), a quem compete efetivamente realizar esta atividade; 4) que a Direção do CE divulgue amplamente esta decisão às demais Unidades da UFSM; 5) que a Direção da CE defenda a posição dos docentes do CE junto ao Fórum de Diretores, Reitoria e demais instâncias da UFSM.
Na referida reunião, estiveram presentes os seguintes membros do CE: a diretora e vice-diretor, professora Marilene Dalla Corte e professor José Iran Ribeiro, respectivamente, as quatro chefias departamentais e demais docentes, além do professor Ricardo Heli Rondinel Cornejo, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).
Confira a seguir as notas emitidas por cada um dos departamentos didáticos do CE:
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.