Desde o retorno às aulas presenciais neste semestre letivo, ocorrido na última segunda feira (11), o evento Semana da Calourada no Centro de Educação (CE) tem proporcionado diversas atividades de integração, acolhimento e interatividade entre os alunos, tanto entre os ingressantes neste semestre (também chamados de calouros), como aqueles que já estão há dois semestres ou mais cursando a graduação no CE (chamados de veteranos), que em função da pandemia acabaram por não ter sido apresentados presencialmente aos diversos espaços da UFSM.
A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP/CE) está desenvolvendo, ao longo da semana, várias atividades integrativas que buscam apresentar, acolher e integrar os alunos e alunas aos mais diversos segmentos da UFSM, desde a recepção aos novos alunos e orientação pós-pandemia, passando também por passeio guiado no campus e divulgação dos espaços de acolhimento e apoio ao estudante do CE, até a atuação como setor de suporte pedagógico e apoio emocional aos estudantes. Ou seja, além de sua intensa de rotina de trabalho, a UAP/CE está promovendo diversas outras atividades que englobam a Semana da Calourada.
Além disso, as coordenações dos cursos de graduação estão promovendo atividades diferenciadas junto às respectivas secretarias, com um atendimento personalizado e ainda mais atento às demandas de cada aluno. A Direção CE e o Núcleo de Infraestrutura (Nuinfra/CE) também estão avaliando as adaptações efetuadas nos prédios 16 e 16B antes da volta às aulas, sempre no intuito de monitorar as condições de infraestrutura e agir para a melhoria e qualidade das instalações.
Por fim, o Núcleo de Comunicação Institucional (Nucom/CE), além de colaborar com a Direção CE na Campanha de Arrecadação de Brinquedos e Alimentos para a Páscoa do CE, elaborou banners, localizados junto ao hall dos prédios 16 e 16B, com frases de motivação e que instiguem o debate acadêmico. O Nucom/CE também efetuou abordagens junto aos estudantes para divulgar as 16 Ações de Cidadania para Convivência Coletiva durante a Pandemia, onde foram entregues panfletos com as ações sugeridas e conversas com alunos/a, no intuito de promover a conscientização a cerca de valores de amizade, empatia, cidadania, direitos humanos e participação social.