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Novo número da revista Educação UFSM



 A Revista Educação, neste ano completa 52 anos de existência, durante esse período buscou atender as demandas dos pesquisadores e das pesquisadoras em educação no processo de difusão de conhecimento, empreendendo diálogos entre educação básica e superior. A Revista Educação é um projeto coletivo do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria que agrega pesquisadores da UFSM e estrangeiros.

No ano de 2021, realizamos o evento “Memórias e Palavras: Traços Históricos da Revista Educação – Conversa com professoras que construíram a história” e, teve como convidadas as professoras: Clair Inês do Nascimento Mutti (UFSM), fundadora da Revista; Cleuza Maria Maximino Carvalho Alonso (UFSM); Valeska Fortes de Oliveira (UFSM); e Cláudia Ribeiro Bellochio (UFSM).

No início de 2022 um novo sistema foi inaugurado buscando atender com melhor qualidade autores, autoras, avaliadores, avaliadoras que contribuem para o sucesso da Revista Educação. Além das preocupações de ordem técnica, buscamos atender de forma humana e respeitosa, todos/as/es que colaboram para que ela siga sendo a Revista qualificada que desejamos.

A demanda de artigos aumentou significativamente durante a pandemia de Covid19, também aumentamos o número de publicações em 2021 chegando a 120 artigos publicados.

A capa da Revista Educação terá o selo indicando o tempo de existência. Além disso, informamos que a capa de 2022 é uma obra cedida, de forma gratuita, da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ida Fiori Druck. Trata-se de um trabalho realizado pelas crianças, famílias e professoras no ano de 2020, primeiro ano da pandemia, em que foram enviados materiais para as crianças e suas famílias pudessem vivenciar experiências pedagógicas, ainda que distantes fisicamente da escola. Foram enviados pedaços de madeira e tintas para que as crianças pintassem e devolvessem à escola. As professoras organizaram os pedaços de madeira e emolduraram, compondo assim a obra. Esse foi um modo encontrado pelas professoras para que as crianças pudessem se sentir parte da escola e, ao retornar a presencialidade, pudessem ver-se através da obra.

Link de acesso: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

Boa leitura!  

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