Normas para trabalhos
Trabalho na modalidade de Trabalho Completo. Observar as normas propostas (10 a 20 páginas): (Apresentação de forma ORAL)
1 Serão aceitos até dois trabalhos por autor, mas somente um na condição de autor único. O possível segundo trabalho deverá ser necessariamente em co-autoria.
2 O texto/proposta deve ser composto com base nos padrões orientados pela ABNT.
3 O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.
4 Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos Anais do Seminário.
5 Os autores e co-autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo ao Seminário a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e eletrônica ( Internet).
6 Lembra-se aos autores e co-autores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.
7 Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, certificados, etc.).
8 Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.
9 Os textos que por qualquer razão deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, serão excluídos pela Secretaria ou pela Comissão Avaliadora.
Apresentação Trabalho Completo
O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
– Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa.
– Riqueza conceitual na formulação dos problemas.
– Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
– Interlocução com a produção da área.
– Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
Formato e condições dos arquivos a serem encaminhados para avaliação
1 Para submissão de um trabalho será necessário anexar dois arquivos:
a) Texto Completo Identificado.
2 O trabalho, identificado, deverá conter um pequeno cabeçalho, logo acima do texto completo e do resumo, com os seguintes itens, apresentados, obrigatoriamente, na ordem abaixo:
– Título do Trabalho
– Nome do Autor – Sigla da Instituição – e-mail
– Nome(s) do(s) co-autor(es) – Sigla da Instituição – e-mail
– Agência ou Instituição Financiadora (quando houver)
Os textos que não atendam às regras especificadas acima serão automaticamente excluídos.
Formatação dos arquivos deverão seguir as seguintes orientações:
1. Formato word
2. Papel tamanho A4
3. Margem esquerda e superior com 3 cm
4. Margem direita e inferior com 2 cm
5. Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm
6. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
7. Alinhamento: justificado.
9. Título: centralizado, em maiúsculas e em negrito
10. Resumo: Fonte 10, espaçamento simples, seguido de 3 a 5 palavras-chave
11. Subtítulos: alinhados à esquerda e em negrito
12. Notas de rodapé: ao final da página.
Normas para a inscrição de experiências:
(Apresentação Pôster)
1 – O título do trabalho deverá estar em letras maiúsculas, em negrito de forma centralizada, e, na linha seguinte o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seguido da instituição a que pertence(m), e do e-mail com alinhamento à direita.
2 – Logo abaixo, resumo expandido, contendo a descrição dos objetivos, metodologia e resultados.
3 – Eixo temático a qual se relaciona o trabalho.
4 – O texto do resumo deverá conter no máximo cinco páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12 cm, justificado, espaço simples.
5 – No final (3) três palavras-chave.
6 – Inserir referências.
NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO PÔSTER
Após o recebimento do aceite o autor dos trabalhos inscritos deverá confeccioná-lo para exposição.
– Os Pôsteres devem seguir as seguintes especificações:
– Os trabalhos deverão ser apresentados em um painel (banner) no tamanho de 80 cm de largura por 100 cm de altura.
– Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para a colocação de título e logos institucionais (das instituições dos apresentadores). Em seguida deve constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), com as informações que constam no resumo (submetido).
-Os pôsteres (banners) deverão ser em papel firme ou lona. Devem ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo fixação nas paredes ou painéis rígidos.
Os trabalhos a serem apresentados deverão conter basicamente os seguintes itens:
a) Titulo: idêntico ao título do resumo submetido ao evento (tamanho 50)
b) Nome: os mesmos do resumo
c) Instituição: (do(s) autore(s)
d) Dados da experiência: introdução, metodologia e resultados e/ou conclusões
O texto deverá ser claro, porém resumido, restringindo-se às informações essenciais. Como sugestão indica-se as fontes Arial ou Times New Romam, com tamanho a partir de 30, para textos.
CERTIFICAÇÃO E ANAIS
A certificação será emitida no encerramento do Seminário. Todos os trabalhos aprovados para apresentação no Seminário serão publicados nos anais do Evento, com ISSN aprovado.
MODELOS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
Arquivo 1 – Relatos de Experiências. ( OBS: INSERIR REFERÊNCIAS)
Arquivo 2 – Trabalho Completo.