Os Grupos de Trabalho (GTs), poderão apresentar:
O espaço dos Grupos Temáticos ( GTs) onde serão apresentados trabalhos científicos, sobre pesquisas concluídas ou em andamento, sobre a temática Educação do Campo.
GRUPOS (EIXOS) TEMÁTICOS (GTs)
Trabalho completo:
EIXO 1. O trabalho do camponês, reprodução social e produtiva dos camponeses e comunidades tradicionais. Nesse eixo também são incluídos o viver, a sustentabilidade no campo, cultura, patrimônio e diversidade no campo, resistência e saúde.
(OBS: Os artigos deste eixo deverão ser apresentados no dia 31/8, no prédio 17, sala 1006, com inicio as 8:30. Cada artigo terá a disponibilidade de 20 minutos para realizar sua apresentação.)
Responsáveis pela sala: Leonice Aparecida De Fátima Alves Pereira Mourad e Ana Carla Lenz.
AUTORES |
ARTIGO |
AVALIAÇÃO |
LOCAL APRESENTAÇÃO |
Ricardo Henrique Klüsener Kátia Fernanda Barrim Paz Natália Laura Prodorutti |
A IMPORTÂNCIA DA FESTA DO PINHÃO, PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO, LINHA DOS POMERANOS, AGUDO/RS. |
ACEITO |
PRÉDIO 17, SALA 1006 |
Francieli Daliani Bandeira Bertollo Angela Maria Maboni Sansonovicz Janete Webler Cancelier |
DESTINO DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS PRODUZIDOS PELAS FAMÍLIAS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MEDIANEIRA, AJURICABA/RS
|
ACEITO |
PRÉDIO 17, SALA 1006 |
Maurício Machado Sena Bernardo Rodrigues da Silva |
CONHECIMENTOS AGROEOCOLÓGICOS: Sustentabilidade e Emancipação Social na Região Central/RS. |
ACEITO |
PRÉDIO 17, SALA 1006 |
Nalini Maiquiéli Castilhos Lampert Márcio Mário Pretzel Taciano Pellegrin |
A DEPENDÊNCIA DA CULTURA DO TABACO X A DIVERSIFICAÇÃO DA PROPRIEDADE.. |
ACEITO |
PRÉDIO 17, SALA 1006 |
Bernardo Rodrigues da Silva Isabel Cristina Lourenço da Silva José Geraldo Wizniewsky |
SABERES COTIDIANOS NA FEIRA DE ORGÂNICOS DE SANTIAGO. |
ACEITO |
PRÉDIO 17, SALA 1006 |
Angela Maria Maboni Sansonovicz Francieli Daliani Bandeira Bertollo |
A HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS |
RECUSADO |
|
|
|
|
|
EIXO 2. A educação do campo e a educação dos camponeses. ( educação escolar e não escolar).
OBSERVAÇÃO: Cada trabalho terá 15 min para apresentação.
RESPONSÁVEL Sérgio Pires (DAIANE Loreto de Vargas/Helena Beling)
RESPONSÁVEL ANEXO B1 (Hilário José Menezes/Ivanio Folmer)
RESPONSÁVEL ANEXO B2 (Angelita Zimmermann/Mirieli Fontoura/Anna Christine Ferreira Kist)
AUTORES |
ARTIGO |
AVALIAÇÃO |
LOCAL DE APRESENTAÇÃO |
|
|
|
PRÉDIO 17 |
|
|
|
|
Kauã Arruda Wioppiold |
A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA SANTA MARIA: POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA |
ACEITO |
AUDITÓRIO: SÉRGIO PIRES |
Alexandro Fabris do Nascimento |
AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: A CONSTRUÇÃO AGROECOLÓGICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES. |
Ana Carla Lenz |
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: equidade de gênero por meio da educação do campo |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Juliana da Rosa Ribas |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORAS DE ESCOLA RURAL DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Elaine Libardi Andreatta |
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DA ESCOLA DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Heliene Pimentel de Sousa |
UM ESTUDO SOBRE A ATUAL REALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO. |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Pedro Valdir da Conceição Cauana Peyrot Conceição |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Mariane Bolzan |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Edson Luiz Tonello Junior |
PERFIL DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Evandro da Rosa Silveira |
A ARTICULAÇÃO ENTRE AGROECOLOGIA E PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Magna Leila Wachholz |
DIA DE CAMPO: Integrando saberes |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Vanessa Manfio |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTEXTUALIZADA A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA, RS, BRASIL |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Eva Marli de Carvalho |
PLANETA H2O= PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINO DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA. |
RECUSADO |
|
Angélica Tais Della Justina De Bacco |
A IMPORTÂNCIA E A VALORIZAÇÃO DAS |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Carine Marques Charão |
O TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE ASSENTAMENTO DO MST: UM ESTUDO DE CASO |
ACEITO |
AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES |
Bruna Laís Dalcin Ott |
O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA DOS ALUNOS DA EMEF BEM VIVER CAÚNA |
RECUSADO |
|
Rodrigo Gabriel Pereira Pinto |
DA LEITURA À PRÁTICA |
RECUSADO |
|
Daiane Loreto de Vargas |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Cláudia Magalia da Rosa Gonçalves |
GÊNERO E FEMINISMO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL: A UNIÃO DAS MONITORAS EM PROL DA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Roberto Kittel Pohlmann |
INDÚSTRIA CULTURAL E AGRONEGÓCIO: aproximações possíveis |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Régis dos Santos Martines |
O CORRETO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAQUI |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Mari Seloi Ferreira Batista de Oliveira |
O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DA ESCOLHA DA POPULAÇÃO CAMPONESA: PERMANECER OU SAIR DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Ismael Gomes |
O PROCESSO DE FUNDAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
|
|
|
|
Géssica Pretzel |
HISTÓRIAS DE VIDA, OLHARES SENSÍVEIS E DIÁLOGOS: a realidade da Educação do Campo |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES. |
Jordaiane Chaves da Silva |
RECONHECIMENTO DA IMPORTANCIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA-MST, NAS TRANSFORMAÇÕES DO/NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
|
|
||
Letícia Silveira da Silveira Veronice Tavares Ferraz da Silva |
BRINCAR: MEDIAÇÕES DOCENTES E SUAS SINGULARIDADES |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Jandrei José Maciel |
MÉTODO PAULO FREIRE E PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA: uma análise da metodologia de trabalho das Casas Familiares Rurais |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Andrio Sander Rodrigues Viana |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM NOVO OLHAR DOS SUJEITOS QUE LÁ TRABALHAM E VIVEM |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Leila Eliza Rodrigues Padilha |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EFETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Maria Helena Mena Dutra |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DOM PEDRITO |
ACEITO |
AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Angela Marmitt |
SEMEANDO CONHECIMENTO, COM MAIS IGUALDADE E NOVAS OPORTUNIDADES |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES) |
Aline Mesquita Corrêa |
Indicadores emancipatórios e (des) coloniais na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: reflexões a partir das práxis do-discentes |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES) |
Tamine Santos Sául |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA URBANA: UM OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES) |
Vanessa Dal Canton |
ESCOLAS DO CAMPO E COMUNIDADES: POSSIBILIDADES DE FORTALECIMENTO DIANTE DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS – O CASO DE FREDERICO WESTPHALEN, IRAÍ E LIBERATO SALZANO |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Lucas Martins Flores |
HISTÓRIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA: um possível percurso discursivizado pelas Licenciaturas em Educação do Campo |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Fabiane Ferreira Soares |
TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO NA EXPERIÊNCIA DE DUAS |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Angelo Quoos |
QUEM SOU EU? SOU CORPO, ALIMENTO E SOLO: Uma Abordagem Temática integrando conhecimentos na Pedagogia da Alternância |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Maria Cleonice G. Gonçalves |
TRANSPORTE ESCOLAR E SUA INTERFERÊNCIA NO DIREITO Á EDUCAÇ O DO E NO CAMPO |
RECUSADO |
|
Zuleika Maria da Silva Ries |
UMA EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA NA ESCOLA RURAL DE SANTA FLORA – SANTA MARIA, RS |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Felipe Costa da Silva |
RURALIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ESCOLA PERTENCENTE A 8ª COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO. |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Diego Carneiro dos Santos |
METODOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM ESCOLAS: ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Ederson Pinto da Silva |
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL: O pescador artesanal como sujeito da ação educativa na perspectiva da luta de classes. |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Catia dos Santos |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Celina Santos dos Santos |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR |
ACEITO |
AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES). |
Relatos de experiências:
Neste espaço as Escolas, ou demais instituições de educação formal ou não formal poderão apresentar relatos de experiências, desenvolvidas.
Eixo: Relatos de experiências.
Apresentação em Pôsteres, no Hall de entrada do prédio 17.