Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GTs – lista de aceites SIFEDOC

Os Grupos de Trabalho (GTs), poderão apresentar:

 

O espaço dos Grupos Temáticos ( GTs) onde serão apresentados trabalhos científicos, sobre pesquisas concluídas ou em andamento, sobre a temática Educação do Campo. 

 

GRUPOS (EIXOS) TEMÁTICOS (GTs)

 Trabalho completo:

EIXO 1. O trabalho do camponês, reprodução social e produtiva dos camponeses e comunidades tradicionais. Nesse eixo também são incluídos o viver, a sustentabilidade no campo, cultura, patrimônio e diversidade no campo, resistência e saúde. 

(OBS: Os artigos deste eixo deverão ser apresentados no dia 31/8, no prédio 17, sala 1006, com inicio as 8:30. Cada artigo terá a disponibilidade de 20 minutos para realizar sua apresentação.)

 Responsáveis pela sala: Leonice Aparecida De Fátima Alves Pereira Mourad e Ana Carla Lenz.

AUTORES

ARTIGO

AVALIAÇÃO

LOCAL APRESENTAÇÃO

Ricardo Henrique Klüsener

Kátia Fernanda Barrim Paz

Natália Laura Prodorutti

A IMPORTÂNCIA DA FESTA DO PINHÃO, PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO, LINHA DOS POMERANOS, AGUDO/RS.

ACEITO

PRÉDIO 17, SALA 1006

Francieli Daliani Bandeira Bertollo

Angela Maria Maboni Sansonovicz

Janete Webler Cancelier

DESTINO DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS PRODUZIDOS PELAS FAMÍLIAS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MEDIANEIRA, AJURICABA/RS

 

ACEITO

PRÉDIO 17, SALA 1006

Maurício Machado Sena

Bernardo Rodrigues da Silva

CONHECIMENTOS AGROEOCOLÓGICOS: Sustentabilidade e Emancipação Social na Região Central/RS.

ACEITO

PRÉDIO 17, SALA 1006

Nalini Maiquiéli Castilhos Lampert

Márcio Mário Pretzel

Taciano Pellegrin

A DEPENDÊNCIA DA CULTURA DO TABACO X A DIVERSIFICAÇÃO DA PROPRIEDADE..

ACEITO

PRÉDIO 17, SALA 1006

Bernardo Rodrigues da Silva

Isabel Cristina Lourenço da Silva

José Geraldo Wizniewsky

SABERES COTIDIANOS NA FEIRA DE ORGÂNICOS DE SANTIAGO.

ACEITO

PRÉDIO 17, SALA 1006

Angela Maria Maboni Sansonovicz

Francieli Daliani Bandeira Bertollo

A HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

RECUSADO

 

 

 

 

 

 

EIXO 2.  A educação do campo e a educação dos camponeses. ( educação escolar e não escolar). 

OBSERVAÇÃO: Cada trabalho terá 15 min para apresentação.  

RESPONSÁVEL Sérgio Pires (DAIANE Loreto de Vargas/Helena Beling)

RESPONSÁVEL ANEXO B1 (Hilário José Menezes/Ivanio Folmer)

RESPONSÁVEL ANEXO B2 (Angelita Zimmermann/Mirieli Fontoura/Anna Christine Ferreira Kist) 

 

AUTORES

ARTIGO

AVALIAÇÃO

LOCAL DE APRESENTAÇÃO

 

 

 

PRÉDIO 17

 

 

 

 

Kauã Arruda Wioppiold

Bruno Traesel Schreiner

A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA SANTA MARIA: POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

ACEITO

AUDITÓRIO: SÉRGIO PIRES

Alexandro Fabris do Nascimento

Diego Henrique Limberger


AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: A CONSTRUÇÃO AGROECOLÓGICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES. 

Ana Carla Lenz
Denise Lenise Machado

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: equidade de gênero por meio da educação do campo

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Juliana da Rosa Ribas

Mariane Bolzan

Gracieli Benz

PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORAS DE ESCOLA RURAL DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Elaine Libardi Andreatta

Cauana Peyrot Conceição

Pedro Valdir da Conceição


DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DA ESCOLA DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Heliene Pimentel de Sousa
Solange Helena Ximenes Rocha

UM ESTUDO SOBRE A ATUAL REALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO.

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Pedro Valdir da Conceição                                                             Cauana Peyrot Conceição

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Mariane Bolzan 

Gracieli Conrad Benz 

Helenise Sangoi Antunes

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Edson Luiz Tonello Junior

Izabele Brandão Kruel

PERFIL DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI

ACEITO

 AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Evandro da Rosa Silveira

Diego Henrique Limberger

Liziany  Müller de Medeiros

A ARTICULAÇÃO ENTRE AGROECOLOGIA E PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO

ACEITO

 AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Magna Leila Wachholz
Loraine Rodrigues Jardim 
Eliane Rosa Ramires

DIA DE CAMPO: Integrando saberes

ACEITO

 AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Vanessa Manfio

Mara Alini Meier

A EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTEXTUALIZADA A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA, RS, BRASIL

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Eva Marli de Carvalho 

Fátima de Aquino 

Marta Delgado

PLANETA H2O= PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINO DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA.

RECUSADO

 

Angélica Tais Della Justina De Bacco

A IMPORTÂNCIA E A VALORIZAÇÃO DAS 
BRINCADEIRAS NO ESPAÇO RURAL.

ACEITO

AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Carine Marques Charão

Gislei José Scapin 

Maristela da Silva Souza

O TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE ASSENTAMENTO DO MST: UM ESTUDO DE CASO

ACEITO

 AUDITÓRIO SÉRGIO PIRES

Bruna Laís Dalcin Ott

O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA DOS ALUNOS DA EMEF BEM VIVER CAÚNA

RECUSADO

 

Rodrigo Gabriel Pereira Pinto

DA LEITURA À PRÁTICA

RECUSADO

 

Daiane Loreto de Vargas 

 Aline Guterres Ferreira

EDUCAÇÃO DO CAMPO E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Cláudia Magalia da Rosa Gonçalves
Monique Aline Arabites de Oliveira
Maria Luiza Tomaz
Liziany Müller Medeiros

GÊNERO E FEMINISMO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL: A UNIÃO DAS MONITORAS EM PROL DA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Roberto Kittel Pohlmann

Marlon Bianchini

INDÚSTRIA CULTURAL E AGRONEGÓCIO: aproximações possíveis

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Régis dos Santos Martines

Liliane dos Santos

Pamela Barbosa Coffi

Judite Massi

O CORRETO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAQUI

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Mari Seloi Ferreira Batista de Oliveira
José Guilherme Franco Gonzaga

O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DA ESCOLHA DA POPULAÇÃO CAMPONESA: PERMANECER OU SAIR DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Ismael Gomes 

Regis Dattein Solano

O PROCESSO DE FUNDAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

 

 

 

 

Géssica Pretzel

Graziela Franceschet Farias

HISTÓRIAS DE VIDA, OLHARES SENSÍVEIS E DIÁLOGOS: a realidade da Educação do Campo

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES.

Jordaiane Chaves da Silva
Fabiane Ferreira Soares
Annie Mehes Brito

RECONHECIMENTO DA IMPORTANCIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA-MST, NAS TRANSFORMAÇÕES DO/NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

 

   

 

Letícia Silveira da Silveira                                                               Veronice Tavares Ferraz da Silva

BRINCAR: MEDIAÇÕES DOCENTES E SUAS SINGULARIDADES

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Jandrei José Maciel

Letícia Paludo Vargas

MÉTODO PAULO FREIRE E PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA: uma análise da metodologia de trabalho das Casas Familiares Rurais

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Andrio Sander Rodrigues Viana
Natauan Bianchin de Lima
Loana Martins de Jesus
Alice Ferreira Schmitt

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM NOVO OLHAR DOS SUJEITOS QUE LÁ TRABALHAM E VIVEM

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Leila Eliza Rodrigues Padilha 

Suzana Cavalheiro de Jesus


POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EFETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL

ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE DOM PEDRITO – RS

ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Maria Helena Mena Dutra 

Suzana Cavalheiro de Jesus

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DOM PEDRITO


ACEITO

AUDITÓRIO B1 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Angela Marmitt
 Franciele Marques Nunes
 Joana Vitoria Machado
 Solange Casagrande

SEMEANDO CONHECIMENTO, COM MAIS IGUALDADE E NOVAS OPORTUNIDADES

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES)

Aline Mesquita Corrêa

Indicadores emancipatórios e (des) coloniais na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: reflexões a partir das práxis do-discentes

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES)

Tamine Santos Sául

Marcela da Silva Sokolovicz 

Miriam Gaier da Costa 


A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA URBANA: UM OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES)

Vanessa Dal Canton
Carine Busatto 
Adivane Bresolin

ESCOLAS DO CAMPO E COMUNIDADES: POSSIBILIDADES DE FORTALECIMENTO DIANTE DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS – O CASO DE FREDERICO WESTPHALEN, IRAÍ E LIBERATO SALZANO

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Lucas Martins Flores

HISTÓRIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA: um possível percurso discursivizado pelas Licenciaturas em Educação do Campo

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Fabiane Ferreira Soares
Jordaiane Chaves da Silva
Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO NA EXPERIÊNCIA DE DUAS
MULHERES NO/DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

 Angelo Quoos
Claudia Magalia da Rosa Gonçalves 
Tania Renata Prochnow

QUEM SOU EU? SOU CORPO, ALIMENTO E SOLO: Uma Abordagem Temática integrando conhecimentos na Pedagogia da Alternância

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

 Maria Cleonice G. Gonçalves
 

TRANSPORTE ESCOLAR E SUA INTERFERÊNCIA NO DIREITO Á EDUCAÇ O DO E NO CAMPO


RECUSADO

 

Zuleika Maria da Silva Ries
Cesar De David

UMA EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA NA ESCOLA RURAL DE SANTA FLORA – SANTA MARIA, RS

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Felipe Costa da Silva
Juliana da Rosa Ribas
Marijane Rechia

RURALIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ESCOLA PERTENCENTE A 8ª COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO.

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Diego Carneiro dos Santos 

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

METODOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM ESCOLAS: ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Ederson Pinto da Silva

Lucia de Fátima Socoowski de Anello 

Ana Paula Grellert

EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL: O pescador artesanal como sujeito da ação educativa na perspectiva da luta de classes.

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Catia dos Santos  
Marielen Kaufmann 
Carima Atiyel

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
AGRÍCOLAS NA ESCOLA SÃO PAULO NO MUNICIPIO DE ENTRE
IJUIS- RS

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

Celina Santos dos Santos 
Annie Mehes Maldonado Brito

A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR

ACEITO

AUDITÓRIO B2 (ANEXO AO SÉRGIO PIRES).

  

Relatos de experiências

Neste espaço as Escolas, ou demais instituições de educação formal ou não formal poderão apresentar relatos de experiências, desenvolvidas. 

 Eixo: Relatos de experiências.

 Apresentação em Pôsteres, no Hall de entrada do prédio 17. 

Autores/as

Título do relato

Situação

Fernanda Gabriela Soares dos Santos

A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

RECUSADO

Graciela Gobbi Guterra

Micheli Reis Barros

Renato Azevedo Borba

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ROSA DA SILVA BRAGA, SEBERI/RS

 

ACEITO

Lecimara Scherer Vieira

Larissa Schlottfeldt Hofstadler Deiques

VIVÊNCIAS DE CICLISMO EM UMA ESCOLA DE CAMPO ATRAVÉS DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ACEITO

Larissa Schlottfeldt Hofstadler Deiques

Lecimara Scherer Vieira

Luciane Maffini Schlottfeldt

VIVÊNCIAS DE OFICINAS DE SABÃO EM UMA ESCOLA DE CAMPO ATRAVÉS DE AULAS DE TURNO INTEGRAL

ACEITO

Ana Lúcia Molina Deponti de Oliveira

Caroline Jardim de Moraes

Kátia Cristina Ramos Toja

Simone dos Santos Saija

VERDULINO REVITALIZANDO SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

RECUSADO

Pedro Valdir Da Conceição

Cauana Peyrot Conceição

Elaine Libardi Andreatta

OLHO D’ÀGUA: RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES

 

ACEITO

Luan Teixeira de Oliveira

Sarah Bianca Soares da Silva

Luciane da Rosa Soares

APRENDENDO SOBRE A CULTURA LOCAL NA ESCOLA

ACEITO

Sarah Bianca Soares da Silva

Luciane da Rosa Soares

APROVEITAMENTO DO SOLO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA

ESCOLA RURAL

ACEITO

Lisandri Chaves Zampieri

 

PROJETO MORANGUINHO: PRESERVANDO O GOSTO PELA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

ACEITO

Ruth Freitas Marques

Elizarlete Soares da Fontoura

IDENTIDADE RURAL: VALORIZANDO A CULTURA E CONSTRUINDO CONHECIMENTO

ACEITO

Graciela Gobbi Guterra

Ederson Cleber da Silva

Juliane Paprosqui Marchi da Silva

Liziany Müller Medeiros

O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO EM CONTRADIÇÃO AOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ACEITO

Ana Carla Lenz

Cesar De David

Elizandro Luiz Adamski Pauczinski

ESCOLAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SETE DE SETEMBRO – RS

ACEITO

Maretz Pamplona de Souza

Mari Seloi Ferreira Batista de Oliveira

José Guilherme Franco Gonzaga

DIFERENTES OLHARES PARA A ESCOLA DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DO CAMPO NA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA

 

ACEITO

Eron Brandão

Marilene Cupsinski

Leandro Duso

Feira da agricultura familiar: diálogo de saberes e sabores

 

ACEITO

 

Mara Janete Foggiato

AS POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS

RECUSADO

Rossana Braga Pires Cavichioli

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES COM OS EDUCANDOS ORIUNDOS DO CAMPO

RECUSADO

Marcia Eliana Migotto Araujo

REFLEXÕES SOBRE A CARTA DA TERRA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

 

ACEITO

Cristian Da Cruz Chiabotto

 

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: AGROECOLOGIA ENQUANTO RESISTÊNCIA NO FAZER SAÚDE DO CAMPO.

ACEITO

Marcia Medianeira Toniasso Righi

 

PROMOVENDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE RESTINGA SÊCA-RS.

ACEITO

Keise da Silva Moura

Tiago Correa Saboia

 

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÓLO DE NOVO TESOURO, BAIÃO-PARÁ

ACEITO

Janete Deluca Marcolan

 

UMA VIDA CHEIA DE SONHOS E ESPERANÇAS, PORÉM COM POUCAS ALTERNATIVAS!

RECUSADO

Alice Ferreira Schmitt

Andrio Sander Viana

A ARTE COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

ACEITO

Pedro Alfredo Kegler

Celso Arnaldo Milbradt

EDUCANDO PARA PRESERVAR: ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA CONSUMIDA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ALBERTO PASQUALINI, EM AGUDO/RS

ACEITO

Loana Martins Jesus

Natauan Bianchin Lima

Andrio Sander Rodrigues Viana

HORTA EDUCATIVA – UM ESPAÇO PARA CONSTRUIR E RESSIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA EUCLIDES ARANHA – BORORÉ/MAÇAMBARÁ

ACEITO

Miguelângelo Corteze

Tânia Beatriz Georgi

ESCOLA BEM VIVER CAÚNA

RECUSADO

Vanessa Ribeiro de Morais

André Giovanni Klinkoski

Elke Quilião de Oliveira

Fernanda Gabriela Bitencourt Wommer

Joceimar Campos da Silva

PROJETO IDENTIDADE RURAL – À LUZ DA PEGAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

 

ACEITO

Karen Cristina de  Avila Dias

EDUCAR PARA UNA VIDA SALUDABLE

SALUD-AMBIENTE

 

RECUSADO

Lidiane Londero Perlin

Heliene Pimentel de Sousa

Helenise Sangoi Antunes

CARTOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR SOBRE OS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DO ESTUDO DA ESCOLA DO CAMPO JOÃO VIANEY DO MUNICIPIO DE IVORÁ

ACEITO

Fernanda Mena

Jaqueline do Espirito Santo

RELATÓRIO III DE TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE

 

ACEITO

Marilise Volpatto Campelo

Daiane Ventorini Pohlmann Michelotti

A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ESCOLA DO CAMPO: DA CONSTATAÇÃO AO ESTÍMULO SIGNIFICATIVO.

ACEITO

Madalena de Oliveira

Juan Marcel Frighetto

Rita de Cássia da Silveira Mendes

RELATO DE TEMPO COMUNIDADE: CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS

COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA EM ESCOLA DO

CAMPO DO MUNICÍPIO DE BOSSOROCA, RS.

ACEITO

Vera Regina Nuñes Gonçalves

Maria Alice Xavier Giacomini

José Guilherme Franco Gonzaga

AS CONSEQUÊNCIAS DA NÃO REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA NÃO URBANARISOLETA QUADROS

 

ACEITO

Marlene Corrêa Severo

Vanessa Rocha da Silveira

As Políticas Públicas e o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD no CIEP de Dom Pedrito/RS

ACEITO

Alessandra Regina Müller Germani

Jacir João Chies

Ana Paula Schervinski Villwock

REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ASSENTAMENTOS RURAIS E AS CONDIÇÕES DE VIDA

ACEITO

Amanda Moura de Fraga

A POSSE DA TERRA: REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE PROPRIEDADE

ACEITO

Jacir João Chies

Jaqueline Mendes

Mathias Cristofp Weber

Cristina de Fragas

Flávia Feldmann Flores

ANÁLISE DESCRITIVA DE UMA PRÁTICA DOCENTE EM GRADUAÇÃO NO CURSO DE AGRONOMIA DO INSTITUTO EDUCAR

ACEITO

Laura Leite Moreira

Jaqueline da Costa Braz

Silvia Rossi Rocha

SABERES E FAZERES NA ESCOLA DO CAMPO

ACEITO

 Alice Natália Maccari

Juliana Limana Malavolta

 OFICINA TEMÁTICA DE REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE JÓIA/RS

 ACEITO