O objetivo do Projeto Mãos Livres/UFSM é pesquisar sobre a produção de artefatos bilíngues promovendo a construção do conhecimento da população surda brasileira. O interesse em produzir livros para alunos surdos surgiu em 1996 quando lecionava na Sala de Recursos da Escola Estadual de 1º Grau Cícero Barreto. Nesse momento tivemos a oportunidade de conhecer a contribuição das histórias na construção do conhecimento para as crianças e adolescentes surdos.
Ao ingressar como Professora Assistente na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM em 1997, criamos o Projeto de Extensão Área de Conto de Histórias numa Proposta de Educação Bilíngüe, (Gap/CE nº 4971\1997), juntamente com acadêmicas do Curso de Educação Especial, voltamos àquela instituição para contar histórias em Língua Brasileira de Sinais – Libras.
O Projeto Mãos Livres/UFSM foi criado em 2002 intitulado como Desenho Industrial e Educação Especial: Uma Aproximação necessária, (GapCE/UFSM2002). Desde então, temos nos dedicado à educação dos surdos, ao reconhecimento da Libras e a Produção de artefatos culturais à comunidade surda
brasileira. No ano de 2006 publicamos o livro A Lenda da Erva Mate, versão impressa em Língua Portuguesa e em Libras. Em 2010 produzimos o DVD do livro.
Durante os anos de 2008 a 2010 desenvolvemos uma ação extensionista do Projeto com Oficinas de Contos de Narrativas em Libras e o ensino desta língua em algumas escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade de Santa Maria e no Centro de Educação/UFSM.
A mesma versão de extensão foi proposta, em 2014, na Creche Ipê Amarelo/UFSM, o qual se institui como objeto de pesquisa no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de uma acadêmica do Curso de Educação Especial. Durante os anos de 2015 e 2016 trabalhamos na produção da Coleção Mamíferos Brasileiros em Extinção, apresentada em três volumes. O artefato é disponibilizado em formato impresso e digital. Ainda neste (2017) teremos o prazer de publicar a Coleção com o selo da editora de UFSM.
Os pesquisadores e colaboradores do Projeto Mãos Livres/UFSM são Acadêmicos(as) de diversos Cursos da Universidade Federal de Santa Maria como: Educação Especial, Desenho Industrial, Artes Visuais, Curso de Teatro, Comunicação Social, Engenharia da Computação, Interprete de Libras, Professores do Curso de Educação Especial, Professores do Curso de Desenho Industrial, Instrutores de Libras pertencentes à Associação de Surdos de Santa Maria, ASSM. Educadoras Especiais da Rede Estadual de Educação/Santa Maria-RS. Servidores e bolsistas da TV CAMPUS/UFSM, Multiweb/UFSM, Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE/UFSM e Núcleo de Acessibilidade /UFSM.
Entendemos que o Projeto Mãos Livres/UFSM, configura-se de extrema relevância quando oportuniza a interação de diferentes campos do saber imbuídos na pesquisa e produção de conhecimentos específicos da educação dos surdos, promovendo maior qualidade à formação profissional. Além disso, caracteriza-se como uma estratégia inovadora quando propõe construir artefatos culturais bilíngues.
Contemplando a diversidade humana, uma das interfaces de compreensão do homem contemporâneo em seus variados contextos multiculturais. A Universidade Federal de Santa Maria mais uma vez efetiva, desta forma, uma ação de vanguarda produzindo artefatos inéditos em Libras, e mantém o pioneirismo nesta área do saber, reforçando o seu compromisso social com a comunidade surda na região de Santa Maria e do Brasil.
Melânia de Melo Casarin
Profª Associada no Departamento de Educação Especial
Centro de Educação/UFSM