NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA – CLIO
OBJETIVO GERAL
Realizar leituras e discussões em grupo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Contribuir para a integração do grupo;
– Promover um estudo fundamentado em leituras e discussões de grupo;
– Publicar em periódicos qualizados;
– Definir sínteses de construções conjuntas para a elaboração de Artigos;
– Organizar Seminários e mini-cursos.
JUSTIFICATIVA
Diante da disponibilidade de recursos, sejam eles, materiais e humanos, a proposta tem como justificativa a organização de atividades que visem um maior domínio e compreensão do assunto, já que, percebe-se como comum o interesse quanto a isso, em vista que, os projetos de Dissertações e Teses perpassam por estas questões. Como resultante das leituras e discussões, aumentar a produção científica, a união do grupo, definição e fundamentação de conceitos, definição de pertencimento e ligação com o todo e produção de trabalhos em conjunto. Sendo assim, o objetivo reveste-se de importância institucional, científica e pessoal.
METODOLOGIA
Realizar encontros semanais, para leitura e discussão e posterior produção.
ALGUMAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura (auto)biográfica: Teoria e Empiria. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2004.
AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das Políticas Educacionais: Transformações e desafios; Petrópolis: Vozes, 2011.
AREND, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1991.
DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Tradução: Sandra Regina Felgueiras; Editor: José Nazar. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
LANKSHEAR, Colin & Knobel, Michele. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação; tradução: Magda França Lopes. POA: Artmed, 2008.
MEIHY, José Carlos S. & Holanda, F. História Oral: Como fazer, como pensar. Contexto. 2007.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. Loyola. 2000.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. (org.) Currículo: Questões Atuais. Campinas. São Paulo:Papirus,1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagogico).
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas – SP: Pontes, 6º edição, 2005.
SANCHEZ. Adolfo Vázquez. Ética. Trad. João Dell Anna. 32º Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 2011.
SCOTT. Joan W. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Jul./Dez. V. (20)2: 71-99. Educação e Realidade 1995. Disponível em <http://archive.org/details/scott_gender> acesso em: maio de 2012.
SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. Eneida Oto Shiroma, Maria Célia Marcondes de Moraes, Olinda Evangelista. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, 4º ed.