O Grupo tem produzido artigos, capítulos de livros, comunicações em eventos; organizado seminários de pesquisa, mini-cursos e desenvolvido pesquisas que envolvem prioritariamente professores de cursos de licenciatura e de bacharelado de instituições públicas, comunitárias e privadas, tendo por objeto de pesquisa as concepções de docência que estes sujeitos desenvolvem e, conseqüentemente, de seus processos de aprendizagem, bem como de suas etapas de desenvolvimento profissional docente no intuito de investigar a especificidade dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior, uma vez que não existem estudos voltados para a este nível de ensino. As pesquisas do grupo são integradas e interinstitucionais.
Estas pesquisas trazem aportes para a discussão da aprendizagem docente que a líder e a vice-líder do Grupo vêm desenvolvendo. O Grupo Trajetórias de Formação trabalha em estreita colaboração com o Grupo de Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior. Assim, ambos os grupos contempla pesquisas voltadas para as construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional de docentes em serviço explicitando como o processo de formação e desenvolvimento profissional é constitutivo do ser professor. A produção acadêmica dos dois grupos de pesquisa além dos estudos pessoais e compartilhados das autoras resulta em teses, dissertações e monografias, constituindo-se assim como os alicerces teórico-metodológicos para produções voltadas para a formação de professores.