Ao longo de 2023, o projeto de extensão Esperançando da UFSM, que realiza ações com adolescentes das instituições de acolhimento de Santa Maria usou o universo da literatura e do cinema como ferramenta pedagógica. Uma das ações realizadas foi coordenada pela professora do Centro de Educação (CE) Jane Schumacher, da Frente de Ações Educacionais, juntamente com estudantes de diferentes cursos: Letras-Inglês, Pedagogia, Terapia Ocupacional e da jornalista formada pela UFSM Julia Goulart, voluntária que fez a direção final, que resultou na produção de um curta-metragem do gênero terror intitulado “Uma manhã de terror”.
Em uma abordagem diferenciada, sete encontros foram conduzidos ao longo do ano, nos quais contos de terror foram lidos, discutidos e analisados. A partir desses encontros, os adolescentes e a equipe coordenada pela professora elaboraram um roteiro para o curta e os personagens foram se moldando a partir das escolhas individuais. Os jovens estarem à frente com sugestões e propostas já é habito na organização de atividades do projeto, e assim foi com a escolha da temática.
A abordagem utilizada foi sensível às diferenças individuais, culturais e éticas, promovendo o compartilhamento de vivências, o engajamento e a participação nas atividades e na produção do curta do Projeto Esperançando de 2023. A estreia do curta ocorreu no último sábado (9), apenas para participantes e convidados do projeto
Fonte: Site da UFSM