Em virtude do falecimento da estudante Luanne Garcez, ocorrido no último sábado (10), vítima de suposto crime de feminícidio ocasionado pelo próprio companheiro da vítima, diversos coletivos populares vinculados à UFSM, aos direitos humanos e de proteção à mulher realizarão, neste final de semana, um ato público por pedido de justiça pela morte da referida aluna. O evento ocorre no próximo sábado (16) junto à Praça Saturnino de Brito, conhecida popularmente como Praça do Brahma, em Santa Maria, a partir das 16 horas. Todos e todas estão convidados/as a participar da manifestação de protesto, tendo em vista que as mulheres brasileiras são atravessadas constantemente por diferentes tipos de violência, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, morais e financeiras. Isso resulta no dado estarrecedor de que uma mulher é agredida a cada dois minutos no país.
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países com a maior taxa de feminicídio no mundo! De março de 2020 a dezembro de 2021, 2.451 mulheres tiveram as suas vidas ceifadas, ocorrendo uma morte a cada duas horas. A grande parte delas foram assassinadas por alguém próximo (familiar ou companheiro).
Luanne foi aluna do curso de Pedagogia – Diurno, do Centro de Educação da UFSM (CE). A direção juntamente com todas as subunidades/setores do CE lamentam a morte da estudante e repudiam todo e qualquer ato de violência que atente contra à vida.