A Revista de Gestão e Avaliação Educacional – REGAE acaba de lançar seu novo número (Vol. 10 – Número Especial: Memoriais de Carreiras Docentes), homenageando alguns professores que defenderam recentemente os seus memoriais de formação para progressão na carreira de professor titular. Os textos se constituem em sete memoriais defendidos recentemente em duas universidades federais: seis memoriais na Universidade Federal de Santa Maria e uma tese memorialística na Universidade Federal de Pernambuco. Os memoriais foram requeridos como requisito parcial para a promoção à Classe E, de Titular, à qual, até 2012, acedia-se mediante concurso público de provas e títulos.
A apresentação do número especial intitulada “Memoriais: ‘cantos de experiência’ vivida e em devir” coube à Dra. Maria da Conceição Passeggi, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Cidade de São Paulo. Segundo ela informa, os textos se constituem em verdadeiros “cantos’ de experiência vivida, desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste do Brasil” (2021, p. 1). Além disso, ela salienta a importância de preservar a memória acadêmica vivida para o futuro, ao salientar que: “Para um olhar menos avisado, o memorial, como toda narrativa autobiográfica, tende a ocultar essa visão prospectiva que lhe dá vida, corpo, sangue e espírito. Esse gênero discursivo se conclui quando o ponto final coincide com o presente de quem narra, deixando em aberto o horizonte para novas histórias a serem narradas. Afinal, a vida é uma história a ser narrada! Politicamente narrada!” (2021, pg. 8).
Os artigos que fazem parte da edição especial da Revista REGAE são: “Sentidos da docência em Odontologia: memorial” de Beatriz Unfer; “Memorial de formação, aperfeiçoamento e pós-graduação”, de Amarildo Luiz Trevisan; “À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política”, de Edilson Fernandes de Souza; “Memorial acadêmico e científico: formação, aperfeiçoamento e pós-graduação”, de Valdo Barcelos; “Memorial 2007-2017: professor titular”, de autoria de Dóris Pires Vargas Bolzan; “Aprendizagens e exercício profissional na UFSM: um instrumento na sinfonia da vida”, escrito por Estela Maris Giordani, e “Memorial de títulos apresentado para promoção docente à Classe E da Universidade Federal de Santa Maria”, de Ana Fátima Viero Badaró.
A Regae – Revista de Gestão e Avaliação Educacional é mantida pela Universidade Federal de Santa Maria, sendo publicada no Brasil, desde 2009, no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares. O objetivo prioritário da revista é divulgar resultados de pesquisas, bem como oportunizar a publicização de experiências de professores e dirigentes de instituições escolares. A revista está hospedada no portal de revistas da Universidade Federal de Santa Maria, no endereço http://periodicos.ufsm.br/regae/index, e apresenta-se em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems – OJS.
O número especial da Revista REGAE contendo os textos dos memoriais docentes pode ser conferido em: https://periodicos.ufsm.br/regae/issue/view/2239/showToc